Troféu Agroleite abre votação para escolha dos melhores da cadeia leiteira - Balde Branco

Minis­tro da Agri­cul­tu­ra e Pecuá­ria, Dr. Mar­cos Mon­tes rece­beu mani­fes­to de asso­ci­a­ções de cri­a­do­res. Atu­al legis­la­ção está defa­sa­da dian­te dos avan­ços tecnológicos

Com apoio de associações, MAPA vai atualizar legislação sobre genética animal

As asso­ci­a­ções que repre­sen­tam cri­a­do­res de ani­mais domés­ti­cos de inte­res­se econô­mi­co, em espe­ci­al os de pro­du­ção e tra­ba­lho, deram um pas­so impor­tan­tís­si­mo para a atu­a­li­za­ção da legis­la­ção que rege o con­tro­le de mate­ri­al gené­ti­co e outros pro­ce­di­men­tos rea­li­za­dos pelas enti­da­des. Um gru­po com 18 repre­sen­tan­tes das asso­ci­a­ções foi rece­bi­do esta sema­na em audi­ên­cia pelo minis­tro da Agri­cul­tu­ra, Pecuá­ria e Abas­te­ci­men­to, Dr. Mar­cos Montes.

O minis­tro rece­beu das enti­da­des o “Mani­fes­to Suges­ti­vo”, no qual res­sal­tam a neces­si­da­de fun­da­men­tal da revi­são das nor­mas e se colo­cam à dis­po­si­ção para par­ti­ci­par do tra­ba­lho de atu­a­li­za­ção. O prin­ci­pal obje­ti­vo das asso­ci­a­ções é cola­bo­rar para que os resul­ta­dos alcan­ça­dos pro­mo­vam de for­ma efe­ti­va, cor­re­ta e ali­nha­da aos ansei­os dos cri­a­do­res e da soci­e­da­de, bus­can­do o melho­ra­men­to zoo­téc­ni­co dos reba­nhos e o desen­vol­vi­men­to da pecuá­ria bra­si­lei­ra, que repre­sen­ta 8,5% do PIB nacional.

O docu­men­to entre­gue ao Minis­tro Dr. Mar­cos Mon­tes afir­ma que a legis­la­ção em vigor está “total­men­te ana­crô­ni­ca, vis­to que suas dire­tri­zes fun­da­men­tais se basei­am em leis e decre­tos cin­quen­te­ná­ri­os”. Esses ins­tru­men­tos, acres­cen­ta o mani­fes­to, não se coa­du­nam com a evo­lu­ção que a ciên­cia já agre­gou aos pro­ces­sos de sele­ção e tam­bém não refle­tem os ansei­os da soci­e­da­de e do mer­ca­do atu­al quan­to a aspec­tos de pro­du­ção, pro­du­ti­vi­da­de, bem-estar ani­mal, sus­ten­ta­bi­li­da­de e evo­lu­ção gené­ti­ca dos animais.

A res­pos­ta do MAPA foi asser­ti­va; o minis­tro ori­en­tou as prin­ci­pais áre­as res­pon­sá­veis pelo assun­to reco­men­dan­do a mai­or cele­ri­da­de pos­sí­vel ao Secre­tá­rio Naci­o­nal de Defe­sa Ani­mal, Dr. José Gui­lher­me, à dire­to­ra dos Ser­vi­ços de Regis­tro Gene­a­ló­gi­co, Dra. Mar­ta Bra­vo, ao dire­tor de Depar­ta­men­to de Saú­de Ani­mal, o Sr. Bru­no de Oli­vei­ra, e ao supe­rin­ten­den­te do MAPA-MG, Mar­cí­lio Magalhães.

O pre­si­den­te da Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Bovi­nos Sene­pol (ABCB Sene­pol), Ita­mar Net­to, que lide­rou o gru­po de enti­da­des, come­mo­ra os resul­ta­dos da audi­ên­cia. Ele des­ta­ca a res­pos­ta posi­ti­va do minis­tro Mar­cos Mon­tes e a deci­são dele de dar iní­cio aos tra­ba­lhos de for­ma ime­di­a­ta. “O encon­tro foi um suces­so e trou­xe gran­des resul­ta­dos”, resu­me Netto.

Os supe­rin­ten­den­tes téc­ni­cos das asso­ci­a­ções de cri­a­do­res vão ago­ra ela­bo­rar um rol de suges­tões para solu­ção dos pon­tos mais emer­gen­tes e con­fli­tu­o­sos a serem apre­sen­ta­dos aos dire­to­res do MAPA. “Des­ta for­ma, tere­mos uma roti­na sau­dá­vel de ajus­tes neces­sá­ri­os na série de pro­ce­di­men­tos que care­cem ser refor­mu­la­dos”, afir­ma Cel­so Mene­zes, Supe­rin­ten­den­te Téc­ni­co da ABCB Senepol.

O pre­si­den­te da ABCB Sene­pol acres­cen­ta que o Minis­té­rio, atra­vés da Divi­são de Regis­tro Gene­a­ló­gi­co Ani­mal, Coor­de­na­ção de Assun­tos Espe­ci­ais e Depar­ta­men­to de Saú­de Ani­mal, órgãos liga­dos à Secre­ta­ria de Defe­sa Agro­pe­cuá­ria, já con­vo­cou as asso­ci­a­ções de cri­a­do­res de ani­mais domés­ti­cos auto­ri­za­das a con­du­zir o Ser­vi­ço de Regis­tro Gene­a­ló­gi­co e Melho­ra­men­to Gené­ti­co, para uma reu­nião con­jun­ta para tra­tar da atu­a­li­za­ção da legis­la­ção para essas ati­vi­da­des. A ati­tu­de do MAPA foi aplau­di­da pelos supe­rin­ten­den­tes téc­ni­cos das enti­da­des, pela impor­tân­cia que essa revi­são tem para os reba­nhos bra­si­lei­ros. 

Segun­do o Pre­si­den­te da ABCB Sene­pol, o “Mani­fes­to Suges­ti­vo” sole­ne­men­te entre­gue em mãos do Dr. Mar­cos Mon­tes, “teve uma exaus­ti­va cola­bo­ra­ção e par­ti­ci­pa­ção con­jun­ta dos Supe­rin­ten­den­tes Téc­ni­cos para a cons­tru­ção do docu­men­to, as Asso­ci­a­ções Bra­si­lei­ras de Cri­a­do­res de ani­mais domés­ti­cos abai­xo nomi­na­li­za­das, as quais rei­te­ra­mos nos­sos agradecimentos”:

Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Angus

Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Bonsmara

Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Brangus

Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Girolando

Asso­ci­a­ção Naci­o­nal dos Cri­a­do­res Herd-book Collares

Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Here­ford e Braford

Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Bovi­nos da Raça Holandesa

Asso­ci­a­ção dos Cri­a­do­res de Gado Jer­sey do Brasil

Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Cri­a­do­res de Marchigiana

Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Bovi­nos Senepol

Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Cri­a­do­res das Raças Simen­tal e Simbrasil

Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ras dos Cri­a­do­res de Zebu

Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Cri­a­do­res de Ovinos

Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res do Cava­lo Anda­luz Brasileiro

Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res do Cava­lo Árabe

Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res do Cava­lo Bretão

Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Cava­lo de Hipismo

Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Jumen­to Pêga

Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Cava­los da Raça Mangalarga

Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res do Cava­lo Man­ga­lar­ga Marchador

Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Cri­a­do­res de Cava­lo da Raça Paint

Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res do Cava­lo Pônei

Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Puro San­gue Lusitano