Primeiros episódios do canal, disponível gratuitamente, tratam da tripanosomose e do controle dos carrapatos, problemas graves que atingem as fazendas pecuárias de todo o país

Ceva Saúde Animal lança podcast sobre saúde dos bovinos

A Ceva Saúde Animal, uma das cinco maiores indústrias veterinárias do mundo, está lançando o CevaCast Pecuária, seu primeiro podcast. O objetivo dessa nova ferramenta de comunicação é disseminar informações de qualidade sobre saúde e bem-estar na criação de bovinos. O programa está disponível gratuitamente no Spotify, Deezer, Google Podcasts e outras plataformas. Os primeiros episódios já estão no ar.

O podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado em plataformas de streaming – que permitem transmissão online, geralmente a partir de aplicativos para smartphones. Esse material é dividido em episódios e pode ser acessado a qualquer momento, por qualquer pessoa. No podcast de pecuária, estão disponíveis as séries “Entendendo a tripanosomose” e “Controle do carrapato”.

“O projeto do CevaCast nasceu da necessidade de fortalecer ainda mais nossa comunicação com os pecuaristas, levando a eles informações técnicas de qualidade”, afirma o diretor da Unidade de Negócios de Pecuária da Ceva, Marcelo Ferreira. “Ainda novo, mas cada vez mais relevante, o podcast permite o consumo de conteúdo de maneira rápida, fácil e gratuita”.

De acordo com a gerente de marketing da Unidade de Pecuária, Fernanda Viscione, a plataforma de podcasts adapta-se muito bem ao cotidiano atual. “Com essa ferramenta, o usuário tem poder de escolha do conteúdo e controla o modo de reprodução, acelera a velocidade, realiza pausas, volta na informação e, principalmente, ouve quando quiser. Essa é uma tendência do mundo moderno e conectado”, afirma Fernanda.

A primeira série do “CevaCast Pecuária” já está no ar. Em cinco episódios, o gerente técnico de bovinos, Marcos Malacco (foto), fala sobre a tripanosomose bovina. A doença é causada por um protozoário e é muito severa: os animais infectados têm perda de produção e podem ter importantes órgãos afetados, o que compromete o metabolismo geral e a vida, de acordo com o Médico Veterinário. 

“A tripanossomose está presente no Brasil há várias décadas sendo inicialmente notificada nos anos de 1940. Atualmente ocorre em todas as regiões do país. Estudos indicam que a doença pode reduzir em até 50% o potencial de produção de leite e ganho de peso dos bovinos. Além disso, pode haver comprometimento da eficiência reprodutiva em fêmeas e machos. Agente causador da doença em bovinos, o Trypanosoma vivax também pode determinar queda da imunidade geral nos animais afetados e isso pode contribuir para a ocorrência de comorbidades”, informa o gerente técnico. 

A primeira série de episódios foi produzida para oferecer uma sequência lógica sobre o tema, apresentando a doença, seus sinais clínicos, diagnóstico, tratamento e, por fim, formas de prevenção, em formato semelhante a programas de rádio. Pesquisas indicam que cerca de 40% dos internautas brasileiros são ouvintes dos mais de 2 mil canais ativos de podcasts, o que torna o país o segundo maior consumidor desse formato no mundo, atrás dos Estados Unidos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ceva Saúde Animal

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?