CAR­TAS

Quais as fun­ções da apli­ca­ção de cal­cá­rio no solo? Sér­gio Lima, por e‑mail
Além da cor­re­ção da aci­dez do solo, a apli­ca­ção de cal­cá­rio deve tam­bém ser fei­ta para cor­ri­gir as defi­ci­ên­ci­as de cál­cio e mag­né­sio, quan­do esses nutri­en­tes esti­ve­rem em níveis bai­xos no solo e as for­ra­gei­ras a serem plan­ta­das forem tole­ran­tes à aci­dez. Segun­do a equi­pe téc­ni­ca da Embra­pa Gado de Lei­te, nes­te caso, a quan­ti­da­de de cal­cá­rio a ser apli­ca­da é menor do que a neces­sá­ria para ele­var o pH e neu­tra­li­zar o alu­mí­nio no solo.
Há algum pro­ble­ma em rea­li­zar cala­gens suces­si­vas nas pas­ta­gens? Joa­na Car­la, por e‑mail
Des­de que base­a­da em aná­li­ses do solo e obser­va­das as exi­gên­ci­as da for­ra­gei­ra em ter­mos de pH, cál­cio e mag­né­sio, não há nenhum incon­ve­ni­en­te na rea­li­za­ção de cala­gens anu­ais. Mas, segun­do a Embra­pa Gado de Lei­te, as cala­gens fei­tas sem cri­té­ri­os são anti­e­conô­mi­cas, pro­vo­cam con­di­ções des­fa­vo­rá­veis de dis­po­ni­bi­li­da­de de cer­tos ele­men­tos no solo, como potás­sio e diver­sos micro­nu­tri­en­tes, como zin­co, man­ga­nês e fer­ro. Como con­sequên­cia, as plan­tas podem apre­sen­tar sin­to­mas de defi­ci­ên­cia ou toxi­da­de de alguns ele­men­tos.

Quan­tos dias devo espe­rar para colo­car o gado no pas­to após a apli­ca­ção de cho­ru­me?
Hugo Mar­tins, por e‑mail

Segun­do reco­men­da­ções da Embra­pa, o gado pode entrar no pas­to apro­xi­ma­da­men­te 30 dias após a apli­ca­ção do cho­ru­me. A ocor­rên­cia de chu­vas ou irri­ga­ção pode redu­zir esse perío­do.

Que quan­ti­da­de de macro ele­men­tos (N, P, K) uma vaca em lac­ta­ção devol­ve à pas­ta­gem em seus excre­men­tos?
Rober­to Sil­vei­ra, por e‑mail

Segun­do dados da Embra­pa Gado de Lei­te, esti­ma-se que uma vaca adul­ta de 450 kg de peso vivo pro­du­za, por ano, de 13 a 16 tone­la­das de excre­men­tos (fezes e uri­na), que con­têm apro­xi­ma­da­men­te 70 kg de N (nitro­gê­nio), 30 kg de P2O5 (fós­fo­ro) e 54 kg de K2O (potás­sio).
Rolar para cima