Embra­pa Gado de Lei­te con­fe­riu cer­ca de 17 mil cer­ti­fi­ca­dos a pro­du­to­res, téc­ni­cos e estu­dan­tes que con­cluí­ram seus cur­sos de EAD (Ensi­no à dis­tân­cia) em 2020

Busca por ‘Ensino à Distância’ em bovinocultura de leite da Embrapa aumenta 1.000% na pandemia

Por Rubens Nei­va — Depar­ta­men­to de Comu­ni­ca­ção da Embra­pa Gado de Leite

O Núcleo de Trans­fe­rên­cia, Trei­na­men­to e Capa­ci­ta­ção em Pecuá­ria de Lei­te (Nutt­tec) da Embra­pa Gado de Lei­te con­fe­riu cer­ca de 17 mil cer­ti­fi­ca­dos a pro­du­to­res, téc­ni­cos e estu­dan­tes que con­cluí­ram seus cur­sos de EAD (Ensi­no à dis­tân­cia) em 2020. Esse núme­ro é 1.000% mai­or, com­pa­ra­do à 2019, quan­do foram emi­ti­dos 1.700 cer­ti­fi­ca­dos. O prin­ci­pal moti­vo des­te cres­ci­men­to, como expli­ca o super­vi­sor do Nutt­tec, Wil­li­am Ber­nar­do, foi a ini­ci­a­ti­va de ofe­re­cer cur­sos gra­tui­tos, logo quan­do a Orga­ni­za­ção Mun­di­al de Saú­de decla­rou a pan­de­mia pelo novo coro­na­ví­rus: “Regis­tra­mos 20.717 matrí­cu­las, sen­do 11.051 cer­ti­fi­ca­dos emi­ti­dos nes­ses cur­sos gra­tui­tos moti­va­dos pela pandemia”.

Outra gran­de fon­te de atra­ção de inte­res­sa­dos nos cur­sos EAD da Embra­pa foi o Pro­gra­ma Jovens do Lei­te, ins­ti­tuí­do no ano pas­sa­do, que atraiu 3.041 pes­so­as com 6.047 ins­cri­ções, com a emis­são de 4.795 cer­ti­fi­ca­dos. Já os demais cur­sos da Embra­pa Gado de Lei­te (incluin­do os cur­sos pagos)contabilizaram 1.749 ins­cri­ções, com 1.086 cer­ti­fi­ca­dos emitidos.

Jovens do Lei­te – A Embra­pa Gado de Lei­te ofe­re­ce seis cur­sos pre­sen­ci­ais, que estão tem­po­ra­ri­a­men­te sus­pen­sos devi­do à pan­de­mia. Quan­to ao EAD, em 2020 foram ofe­re­ci­dos sete cur­sos. Em 2021, o EAD come­ça com a ofer­ta de oito cur­sos (veja no qua­dro abai­xo a rela­ção com todos os cur­sos) além de outros que estão em ela­bo­ra­ção e serão dis­po­ni­bi­li­za­dos em bre­ve no site da Embra­pa Gado de Leite.

“Com rela­ção a 2020, pode-se con­si­de­rar que o Pro­gra­ma Jovens do Lei­te foi a gran­de novi­da­de”, diz o che­fe-adjun­to de Trans­fe­rên­cia de Tec­no­lo­gia da Embra­pa Gado de Lei­te, Bru­no Car­va­lho. Segun­do ele, “o obje­ti­vo do Pro­gra­ma foi capa­ci­tar jovens do meio rural a se tor­na­rem empre­en­de­do­res de suces­so no agro­ne­gó­cio do lei­te, aumen­tan­do o desem­pe­nho téc­ni­co e econô­mi­co do empreendimento”.Ainda segun­do Car­va­lho, “o Pro­gra­ma con­tri­bui tam­bém para a suces­são rural, fazen­do com que os jovens per­ma­ne­çam na atividade”.

Além dos sete cur­sos no for­ma­to EAD, tota­li­zan­do 260 horas, os jovens (35 anos é o limi­te de ida­de para par­ti­ci­par) pude­ram acom­pa­nhar sete “lives tira-dúvi­das”, de duas horas cada, com espe­ci­a­lis­tas. Para enri­que­cer o con­teú­do téc­ni­co apre­sen­ta­do, o Pro­gra­ma pro­por­ci­o­na aos matri­cu­la­dos a opor­tu­ni­da­de de par­ti­ci­par de webi­nars com ana­lis­tas e pes­qui­sa­do­res da Embra­pa (ati­vi­da­de que será rea­li­za­da em feve­rei­ro des­te ano).

Ber­nar­do con­clui que nes­te ano serão dis­po­ni­bi­li­za­dos novos cur­sos no for­ma­to EAD. “Ire­mos agre­gar ino­va­ções à pla­ta­for­ma para aten­der às deman­das dos par­ti­ci­pan­tes”. Além dis­so, a Embra­pa uti­li­za­rá novas fer­ra­men­tas de comu­ni­ca­ção vol­ta­das para o ensi­no à distância.

Cur­sos em pecuá­ria de Lei­te – Além de ofe­re­cer cur­sos per­so­na­li­za­dos, aten­den­do às deman­das do setor, A Embra­pa Gado de Lei­te dis­po­ni­bi­li­za­oi­to cur­sos em EAD e outros seis, pre­sen­ci­ais. Veja a seguir:

Cur­sos à distância

Cur­sos presenciais

(Sus­pen­sos temporariamente)

Sila­gem em capim para gado de leite

Atu­a­li­za­ção em pecuá­ria de leite

Amos­tra­gem, cole­ta e trans­por­te do leite

For­ma­ção de ordenadores

Melho­ra­men­to gené­ti­co e con­tro­le zoo­téc­ni­co de reba­nhos leiteiros

Pro­du­ção de lei­te a pasto

Con­tro­le estra­té­gi­co do car­ra­pa­to dos bovi­nos de leite

Diag­nós­ti­co de bru­ce­lo­se e tuber­cu­lo­se (vota­do a veterinários)

Sila­gem de milho e sor­go para gado de leite

Inse­mi­na­ção arti­fi­ci­al de bovinos

Pro­du­ção de lei­te de qualidade

Aspi­ra­ção foli­cu­lar gui­a­da por ultras­som em bovinos

For­ra­gei­ras para pro­du­ção de leite

-

Implan­ta­ção, mane­jo e recu­pe­ra­ção de pastagens

Outros, sob demanda

 

Para mais infor­ma­ções sobre os cur­sos da Embra­pa Gado de Lei­te, aces­se o site: www.embrapa.br/gado-de-leite/cursos

Rolar para cima