Biotrigo Genética promove 1º Dia de Cocho Digital - Balde Branco

1º Dia de Cocho Digi­tal dis­cu­te uti­li­za­ção do tri­go para oti­mi­zar áre­as no inverno

Biotrigo Genética promove 1º Dia de Cocho Digital

O tri­go para pas­te­jo che­ga a alcan­çar 100 kg de maté­ria seca/ha/dia e o resul­ta­do à pas­to aumen­ta a pro­du­ção de lei­te em 1 a 3 litros/dia. Na pales­tra “Resul­ta­dos prá­ti­cos na pecuá­ria de lei­te com o uso do tri­go para pas­te­jo”, o agrô­no­mo Juli­a­no Alar­con Fabrí­cio, o Dr. Pas­ta­gem, vai tra­zer casos prá­ti­cos de tec­no­lo­gi­as de tri­go que alcan­ça­ram os melho­res resul­ta­dos. “O tri­go tem um posi­ci­o­na­men­to supe­rin­te­res­san­te e a qua­li­da­de é excep­ci­o­nal. Jun­to com os pro­du­to­res a gen­te tem con­se­gui­do um aumen­to na pro­du­ti­vi­da­de de lei­te”, relata.

Mais nutri­ção e redu­ção de custos

Já o tri­go para sila­gem tem como bene­fí­cio impor­tan­te redu­zir o cus­to da die­ta volu­mo­sa prin­ci­pal­men­te em rela­ção a outros ali­men­tos volu­mo­sos con­ser­va­dos, pro­por­ci­o­nan­do uma ali­men­ta­ção mais nutri­ti­va e equi­li­bra­da para os ani­mais. Segun­do o téc­ni­co em agro­pe­cuá­ria e pro­pri­e­tá­rio da Nutri­tam­bo, Deo­mir Mar­ti­ni, a mai­or difi­cul­da­de para a pro­du­ção de ali­men­to tem sido a fal­ta de chu­va. “No verão se aca­ba pro­du­zin­do menos ali­men­to em fun­ção da esti­a­gem e aí entra mui­to bem a sila­gem de tri­go. Ele é pro­du­zi­do no inver­no, quan­do se tem área oci­o­sa nas pro­pri­e­da­des e menos perío­dos sem chu­vas, e ofe­re­ci­do aos ani­mais nes­ses perío­dos de escas­sez de ali­men­to. Essa é uma alter­na­ti­va mui­to impor­tan­te”, comenta.

Deo­mir tam­bém comen­ta sobre a qua­li­da­de nutri­ci­o­nal da sila­gem, a van­ta­gem de libe­rar área de verão para a pro­du­ção de grãos e ain­da sobre os cus­tos de ali­men­ta­ção. “A sila­gem de tri­go tem mais pro­teí­na que a de milho e mais ami­do que a de aveia. No fecha­men­to de uma die­ta o tri­go terá um valor mui­to mai­or”, expli­ca Deomir. 

 

Na pales­tra “Boas prá­ti­cas de ensi­la­gem de cere­ais de inver­no”, ele vai tra­zer dicas fun­da­men­tais para man­ter a qua­li­da­de na con­ser­va­ção do ali­men­to. “A pro­du­ção é a fase mais fácil. O arma­ze­na­men­to e a reti­ra­da depen­dem mui­to mais do pro­du­tor do que qual­quer outro fator. É pre­ci­so cui­da­do e capri­cho para che­gar no cocho com uma sila­gem de qua­li­da­de”, adianta.

Exem­plos que deram certo

A “Roda­da de resul­ta­dos em pecuá­ria com tri­go for­ra­gei­ro” tra­rá pro­du­to­res que são refe­rên­cia nas suas regiões, com a expe­ri­ên­cia de pro­du­ção de tri­go. O pai­nel terá a medi­a­ção do zoo­tec­nis­ta da Bio­tri­go, Eder­son Henz, e do geren­te de nutri­ção ani­mal da Bio­tri­go, Tia­go de Pau­li. Para Tia­go, os avan­ços em melho­ra­men­to gené­ti­co per­mi­ti­ram a entra­da no cam­po de cul­ti­va­res de tri­go exclu­si­vas para nutri­ção ani­mal. “Con­se­gui­mos abran­ger todos os per­fis de tra­ba­lho com pecuá­ria, seja gado de cor­te ou de lei­te, assim como outras cate­go­ri­as ani­mais. Vamos mos­trar no Dia de Cocho o que a pes­qui­sa está desen­vol­ven­do para ampli­ar ain­da mais o leque de opções para o pecu­a­ris­ta. As novas cul­ti­va­res que devem che­gar no pró­xi­mo ano são ain­da mais supe­ri­o­res, mais pro­du­ti­vas, com melhor desem­pe­nho na aber­tu­ra de seme­a­du­ra e na colhei­ta e com mais segu­ran­ça e tole­rân­cia às doen­ças”, comenta.

 

Dia de Cocho

O Dia de Cocho da Bio­tri­go será o sex­to even­to digi­tal da empre­sa em 2020. Foca­do em tec­no­lo­gia, reco­men­da­ções téc­ni­cas e ten­dên­ci­as para nutri­ção para a pecuá­ria de lei­te e de cor­te, a trans­mis­são acon­te­ce dire­ta­men­te do Cen­tro de Pes­qui­sa da Bio­tri­go, em Pas­so Fundo/RS e de for­ma inte­ra­ti­va em áre­as expe­ri­men­tais e em cam­pos de tri­go de diver­sas regiões do Rio Gran­de do Sul.

Para mais infor­ma­ções sobre a pro­gra­ma­ção e para fazer a ins­cri­ção ante­ci­pa­da e gra­tui­ta bas­ta aces­sar o site da Bio­tri­go e, no dia 29 de outu­bro, às 19h, conec­tar-se ao link da trans­mis­são que será envi­a­do por email aos ins­cri­tos. O Dia de Cocho con­ta com o patro­cí­nio das empre­sas Cotri­bá, Semen­tes Estre­la, Nutri­tam­bo, Milk­Se­eds Semen­tes e Yara.

 

O even­to tem a medi­a­ção do geren­te comer­ci­al para a Amé­ri­ca Lati­na da Bio­tri­go, Fer­nan­do Michel Wag­ner e a par­ti­ci­pa­ção do geren­te de nutri­ção ani­mal, Tia­go De Pau­li, do zoo­tec­nis­ta, Eder­son Luis Henz, e ain­da dos pro­du­to­res Sidi­clei Ris­so (Marmeleiro/PR) e Fer­nan­do Hen­ri­que Ste­di­le (Coxilha/RS).

Ser­vi­ço:

1º Dia de Cocho Digi­tal Biotrigo

Data: 29 de outu­bro – quinta-feira

Horá­rio: das 19h às 21h30

Fon­te: Asses­so­ria de Comu­ni­ca­ção da Bio­tri­go Genética

Rolar para cima