Balde Cheio: Sustentabilidade na pecuária de leite é debatida em Varginha - Balde Branco

Cer­ca de 150 pro­du­to­res e téc­ni­co par­ti­ci­pa­ram do evento

“Pecuá­ria Lei­tei­ra com Sus­ten­ta­bi­li­da­de” foi o tema do encon­tro ocor­ri­do em Var­gi­nha (MG), no iní­cio de maio, com a par­ti­ci­pa­ção de cer­ca de 150 pro­du­to­res e téc­ni­cos da região. O pes­qui­sa­dor Artur Chi­ne­la­to, da Embra­pa Pecuá­ria Sudes­te, fez pales­tra sobre a impor­tân­cia da assis­tên­cia téc­ni­ca nas pro­pri­e­da­des lei­tei­ras. Ele é o ide­a­li­za­dor do pro­gra­ma Bal­de Cheio, que há 21 anos capa­ci­ta téc­ni­cos para pres­tar assis­tên­cia aos produtores.

Artur expli­cou o fun­ci­o­na­men­to do Bal­de Cheio aos par­ti­ci­pan­tes e comen­tou sobre a difi­cul­da­de de se encon­trar téc­ni­cos bem trei­na­dos. “Vaci­nem-se con­tra vizi­nhos, paren­tes e téc­ni­cos desin­for­ma­dos”, ori­en­tou. O pro­gra­ma está dis­se­mi­na­do por vári­as regiões do país e os téc­ni­cos são ori­en­ta­dos a aten­der cada pro­pri­e­da­de de for­ma per­so­na­li­za­da: não exis­te um mode­lo fecha­do que sir­va para dife­ren­tes produtores.

Os téc­ni­cos capa­ci­ta­dos pela Embra­pa são man­ti­dos por arran­jos locais, que podem incluir pre­fei­tu­ras, sin­di­ca­tos rurais, coo­pe­ra­ti­vas, asso­ci­a­ções de pro­du­to­res e outros ato­res. Em Minas, a FAEMG (Fede­ra­ção da Agri­cul­tu­ra do Esta­do de Minas Gerais) patro­ci­na o programa.

Além da pales­tra de Artur, o públi­co acom­pa­nhou apre­sen­ta­ções sobre gené­ti­ca, com o vete­ri­ná­rio Ronal­do Bra­ga Reis; qua­li­da­de do lei­te, com Sávio San­ti­a­go, geren­te de maté­ri­as pri­mas de um lati­cí­nio; e ges­tão de indi­ca­do­res, com Hele­na Fro­ta, vete­ri­ná­ria e téc­ni­ca do Bal­de Cheio em Minas.

José Pedro Gar­cia Reis, pre­si­den­te do Con­se­lho de Admi­nis­tra­ção do Sicoob/Credivar, que pro­mo­veu o encon­tro, dis­se que a enti­da­de apoia o pro­gra­ma Bal­de Cheio há alguns anos e con­si­de­ra inte­res­san­te esti­mu­lar even­tos téc­ni­cos como esse. “Já temos cer­ca de cem pro­pri­e­da­des da região par­ti­ci­pan­do do pro­gra­ma”, afir­mou. No final, o públi­co fez per­gun­tas aos pales­tran­tes, com medi­a­ção do coor­de­na­dor do Bal­de Cheio em Minas, Wal­ter Ribeiro.

À tar­de, a equi­pe da Embra­pa Pecuá­ria Sudes­te visi­tou a pro­pri­e­da­de de André dos Reis, em Para­gua­çu. O pro­du­tor faz par­te do pro­gra­ma Bal­de Cheio e está cons­truin­do uma nova sala de orde­nha, mais pró­xi­ma de onde ficam os ani­mais. O gru­po tam­bém este­ve na Coo­map (Coo­pe­ra­ti­va Mis­ta Agro­pe­cuá­ria de Para­gua­çu), que vem pro­cu­ran­do incen­ti­var a pecuá­ria lei­tei­ra na região.

(Fon­te e foto: Ana Maio / Embra­pa Pecuá­ria Sudeste)

Rolar para cima