AgroBrasília Digital e Embrapa trazem conteúdo técnico, novidades em pesquisas para os produtores - Balde Branco

AgroBrasília e Embrapa trazem conteúdo técnico, novidades em pesquisas para os produtores rurais

Mais que espa­ço de negó­ci­os, a Agro­Bra­sí­lia leva ao públi­co con­teú­do téc­ni­co, novi­da­des em pes­qui­sas, opor­tu­ni­da­des de for­ma­ção, por meio das par­ce­ri­as com diver­sas ins­ti­tui­ções públi­cas e pri­va­das. Essas ins­ti­tui­ções estão pre­sen­tes tam­bém na edi­ção digi­tal da Fei­ra em 2020, que ocor­re de 6 a 10 de julho.

Os par­cei­ros irão rea­li­zar lives trans­mi­ti­das na pla­ta­for­ma em que a Fei­ra se desen­vol­ve – o site digital.agrobrasilia.com.br – e dis­po­ni­bi­li­za­rão con­teú­do rele­van­te, atu­al e exclu­si­vo em suas pági­nas no site.

A Agro­Bra­sí­lia é uma das mai­o­res fei­ras do agro naci­o­nal e tem como área de abran­gên­cia o Pla­nal­to Cen­tral. Em 2020, em razão da pan­de­mia de Covid-19, ocor­re sob for­ma­to total­men­te digi­tal. O pre­si­den­te da Agro­Bra­sí­lia Digi­tal, Ronal­do Tri­ac­ca, garan­te que a ver­são vir­tu­al man­te­rá o nível de exce­lên­cia do even­to físi­co. “O reno­me que a Fei­ra con­quis­tou nos impõe a res­pon­sa­bi­li­da­de de man­ter ele­va­da a qua­li­da­de. Nos­sa inten­ção é fazer uma bela Fei­ra digi­tal”, destaca.

Con­fi­ra como serão as ações dos par­cei­ros institucionais:

Embra­pa

A Empre­sa Bra­si­lei­ra de Pes­qui­sa Agro­pe­cuá­ria (Embra­pa) mobi­li­zou para a Fei­ra 22 cen­tros de pes­qui­sa e seus espe­ci­a­lis­tas par­ti­ci­pa­rão de qua­tro lives que inte­gram a pro­gra­ma­ção ofi­ci­al da Feira.

Dia 6, às 13h – Tri­go: A vez do Cer­ra­do, com Julio Albre­cht, pes­qui­sa­dor da Embra­pa Cer­ra­dos; José Gui­lher­me Bren­ner e Cláu­dio Malins­ki, da Coo­pa-DF, e Sil­vio Far­ne­se, do Minis­té­rio da Agricultura

Dia 8, às 10h – Uso e con­ser­va­ção de água no Pla­nal­to Cen­tral, com Lineu Rodri­gues, pes­qui­sa­dor da Embra­pa Cer­ra­dos, e Rowe­na Petroll, pre­si­den­te da Irrigor

Dia 9, às 8h – O poten­ci­al da viti­vi­ni­cul­tu­ra no Pla­nal­to Cen­tral, com José Fer­nan­do Pro­tas, che­fe-geral da Embra­pa Uva e Vinho; os viti­vi­ni­cul­to­res Ronal­do Tri­ac­ca e Rodri­go Suce­na, e Isa­be­la Pere­gri­no, enó­lo­ga da Empre­sa de Pes­qui­sa Agro­pe­cuá­ria de Minas Gerais (Epa­mig)

Dia 9, às 13h – Ide­as for Milk, sobre o desa­fio tec­no­ló­gi­co da Embra­pa para star­tups que desen­vol­vam solu­ções para a pecuá­ria lei­tei­ra do País, com Pau­lo Mar­tins, che­fe-geral da Embra­pa Gado de Leite

A Embra­pa fará tam­bém três lan­ça­men­tos. No dia 7 de julho, em even­to ao vivo, às 10h, pelo seu canal no You­Tu­be, serão lan­ça­dos a cenou­ra BRS Para­noá, cul­ti­var com óti­ma pro­du­ti­vi­da­de e qua­li­da­de de raí­zes e indi­ca­da espe­ci­al­men­te para sis­te­mas orgâ­ni­cos, e o cur­so onli­ne para pro­du­ção de Plan­tas Ali­men­tí­ci­as não Con­ven­ci­o­nais (PANCs) para con­su­mo doméstico.

O ter­cei­ro lan­ça­men­to é o Tam­ba­plus, méto­do de aná­li­se gené­ti­ca do tam­ba­qui que pode auxi­li­ar na redu­ção de per­das de pro­du­ti­vi­da­de pelos cri­a­do­res. A tec­no­lo­gia será apre­sen­ta­da em pales­tra gra­va­da e esta­rá dis­po­ní­vel na pla­ta­for­ma da AgroBrasília.

As tec­no­lo­gi­as da empre­sa esta­rão expos­tas na Vitri­ne Tec­no­ló­gi­ca na pla­ta­for­ma da Agro­Bra­sí­lia – são cer­ca de 90 de 22 cen­tros de pes­qui­sa, 30 ati­vos tec­no­ló­gi­cos (tec­no­lo­gi­as em desen­vol­vi­men­to em bus­ca de par­cei­ros para fina­li­za­ção da pes­qui­sa), 90 publi­ca­ções para aces­so onli­ne, 80 víde­os e 25 pro­gra­mas de rádio e pod­casts.

Ema­ter-DF

A Empre­sa de Assis­tên­cia Téc­ni­ca e Exten­são Rural do Dis­tri­to Fede­ral (Ema­ter-DF) apre­sen­ta no site da Fei­ra os 11 cir­cui­tos tec­no­ló­gi­cos que com­põem o Espa­ço de Valo­ri­za­ção da Agri­cul­tu­ra Fami­li­ar (EVAF), no Par­que Ival­do Cen­ci, onde ocor­re a Agro­Bra­sí­lia física.

A Ema­ter tam­bém man­tém uma pági­na na pla­ta­for­ma com infor­ma­ções para pro­du­to­res e o públi­co urba­no. Uma série de víde­os com téc­ni­cos da empre­sa mos­tra­rá os deta­lhes de seis cir­cui­tos – fru­ti­cul­tu­ra, hor­ti­cul­tu­ra, sane­a­men­to rural, agro­e­co­lo­gia, bovi­no­cul­tu­ra e flo­ri­cul­tu­ra. Além dis­so, esta­rão dis­po­ní­veis no site do even­to pales­tras vir­tu­ais, pro­gra­ma­ção de lives e víde­os de ori­en­ta­ção a pro­du­to­res sobre ges­tão da propriedade.

Des­de o segun­do semes­tre de 2019, a Ema­ter pre­pa­ra­va o EVAF, com novi­da­des para os pro­du­to­res. “Infe­liz­men­te, a pan­de­mia obri­gou o can­ce­la­men­to da Fei­ra pre­sen­ci­al­men­te, mas ain­da assim leva­re­mos ao públi­co, por meio da inter­net, infor­ma­ções téc­ni­cas e ino­va­ções tec­no­ló­gi­cas desen­vol­vi­das por nos­sos exten­si­o­nis­tas”, dis­se a pre­si­den­te da empre­sa públi­ca, Deni­se Fonseca.

Sebrae no DF

O Ser­vi­ço de Apoio às Micro e Peque­nas Empre­sas do Dis­tri­to Fede­ral (Sebrae-DF) apre­sen­ta­rá o port­fó­lio de solu­ções da ins­ti­tui­ção, ten­dên­ci­as tec­no­ló­gi­cas e ain­da per­mi­ti­rá a rea­li­za­ção de negó­ci­os e o inter­câm­bio de idei­as entre empre­en­de­do­res rurais, agri­cul­to­res e pecuaristas.

“O obje­ti­vo do Sebrae den­tro des­sa pla­ta­for­ma digi­tal da Agro­Bra­sí­lia é per­mi­tir que a cadeia pro­du­ti­va do agro­ne­gó­cio, em espe­ci­al o peque­no pro­du­tor rural, pos­sa adqui­rir conhe­ci­men­tos, conhe­cer fer­ra­men­tas que oti­mi­zem a ges­tão e tam­bém a pro­du­ção den­tro das pro­pri­e­da­des. A soma des­ses fato­res resul­ta­rá em ganhos expres­si­vos e aju­da­rá o setor a enfren­tar os pró­xi­mos desa­fi­os”, expli­ca o geren­te de Negó­ci­os em Rede do Sebrae no DF, Car­los Cardoso.

O Sebrae Digi­tal no Cam­po ofe­re­ce­rá, gra­tui­ta­men­te, cur­sos, pales­tras, con­sul­to­ri­as e ofi­ci­nas para que peque­nos pro­du­to­res do Dis­tri­to Fede­ral e entor­no pos­sam aper­fei­ço­ar a ges­tão de seus empre­en­di­men­tos e pros­pec­tar novas opor­tu­ni­da­des de negócios.

Duran­te os cin­co dias, o Sebrae tam­bém rea­li­za­rá, em par­ce­ria com enti­da­des públi­cas e pri­va­das que com­põem a Comis­são da Pro­du­ção Orgâ­ni­ca no Dis­tri­to Fede­ral (CPOrg-DF), a tra­di­ci­o­nal Sema­na de Ali­men­tos Orgâ­ni­cos no DF. A ini­ci­a­ti­va faz par­te da Sema­na Naci­o­nal dos Ali­men­tos Orgâ­ni­cos e tem o obje­ti­vo de pro­mo­ver e incen­ti­var o con­su­mo de pro­du­tos orgânicos.

Para isso, serão rea­li­za­das dez lives, duas delas na pla­ta­for­ma ofi­ci­al da Agro­Bra­sí­lia. No dia 6 de julho, às 11 horas, ocor­re a trans­mis­são ao vivo da aber­tu­ra ofi­ci­al da Sema­na dos Ali­men­tos Orgâ­ni­cos. No dia 10 de julho, das 16 às 18h, uma live abor­da­rá o tema “Pano­ra­ma, desa­fi­os e estra­té­gi­as do agro no DF”, ten­do como con­vi­da­dos Rogé­rio Dias, do Ins­ti­tu­to Bra­sil Orgâ­ni­co, e Rober­to Car­nei­ro, da Emater-DF

As outras lives ocor­re­rão nas pla­ta­for­mas de stre­a­ming do Sebrae no DF. Des­ta­que para a que ocor­re tam­bém no dia 6, às 17h, com Mar­cos Pal­mei­ra, na pla­ta­for­ma https://www.minhapalestra.online/sebraedf.

Na pági­na do Sebrae no site da Agro­Bra­sí­lia, tam­bém será pos­sí­vel encon­trar infor­ma­ções de pro­du­to­res que estão comer­ci­a­li­zan­do pro­du­tos uti­li­zan­do a inter­net e fazen­do entre­gas por deli­very. A ini­ci­a­ti­va foi a for­ma encon­tra­da para subs­ti­tuir a tra­di­ci­o­nal Fei­ra do Pro­du­tor Rural do Sebrae no DF. Ao todo, 25 mar­cas que comer­ci­a­li­zam pro­du­tos regi­o­nais – orgâ­ni­cos, cafés, doces, gelei­as e quei­jos – esta­rão dis­po­ní­veis para o públi­co que visi­tar a pla­ta­for­ma eletrônica.

Fon­te: AgroBrasília

Rolar para cima