Ações que reduzem o uso de água na fazenda - Balde Branco

A ges­tão ade­qua­da da água em uma pro­pri­e­da­de rural con­tri­bui para uma ati­vi­da­de agro­pe­cuá­ria ren­tá­vel e, prin­ci­pal­men­te, sustentável

Mane­jos sim­ples, mudan­ça de hábi­tos e qua­li­fi­ca­ção da mão de obra podem resul­tar em uma melhor efi­ci­ên­cia hídri­ca nes­se setor. Nes­se sen­ti­do, a Embra­pa Pecuá­ria Sudes­te, de São Car­los-SP, tem rea­li­za­do pes­qui­sas que aju­dam o pro­du­tor a fazer uma ges­tão hídri­ca mais efi­ci­en­te na fazen­da, o que melho­ra o uso des­te recur­so e ain­da reduz os cus­tos da pro­du­ção animal.

De acor­do com o pes­qui­sa­dor Julio Palha­res, são vári­as as alter­na­ti­vas para uma ges­tão da água, como irri­ga­ção notur­na, cap­ta­ção de água da chu­va, reu­ti­li­za­ção da água da lava­gem das ins­ta­la­ções pecuá­ri­as, ins­ta­la­ção de hidrô­me­tros, reu­so de eflu­en­tes, fer­tir­ri­ga­ção etc.

O pecu­a­ris­ta ain­da pode recor­rer a outras medi­das mais sim­ples e com cus­tos bai­xos para dimi­nuir o con­su­mo, como, por exem­plo, ras­pa­gem do piso do local onde é fei­to a orde­nha, uso de água sob pres­são, subs­ti­tui­ção de man­guei­ra de flu­xo con­tí­nuo por mode­lo de flu­xo con­tro­la­do, manu­ten­ção do piso e pro­gra­ma de detec­ção de vazamentos.

“Com pou­co inves­ti­men­to, é pos­sí­vel eco­no­mi­zar água, ener­gia elé­tri­ca e dinhei­ro e, ain­da, fazer com que a pro­du­ção agro­pe­cuá­ria seja hidri­ca­men­te sus­ten­tá­vel”, des­ta­ca Palhares.

É pre­ci­so que o pro­du­tor ado­te em suas roti­nas prá­ti­cas de pro­du­ção hidri­ca­men­te cor­re­tas para man­ter-se com­pe­ti­ti­vo e fazer com que a pro­du­ção agro­pe­cuá­ria seja sus­ten­tá­vel. Além da melhor ges­tão da água na pro­pri­e­da­de, o mane­jo hídri­co é uma impor­tan­te fer­ra­men­ta para a pre­ser­va­ção e con­ser­va­ção dos recur­sos naturais.

O impac­to des­se mane­jo ultra­pas­sa a cer­ca da pro­pri­e­da­de, com refle­xos posi­ti­vos em toda a cadeia de pro­du­ção até o con­su­mi­dor final. É pro­du­zi­da igual ou mai­or quan­ti­da­de de car­ne ou lei­te, por exem­plo, com menos litros de água.

Para saber mais sobre o assun­to aces­se as publi­ca­ções onli­ne na pági­na da Embra­pa Pecuá­ria Sudes­te em www.embrapa.br/pecuária-sudeste

Rolar para cima