ABS: Sumário de Touros Girolando destaca melhor genética da raça - Balde Branco

Os tou­ros Rico Bour­bon e Rob­ber, ambos da bate­ria da empre­sa, foram os dois melho­res ava­li­a­dos, com GPTA Lei­te de 2.612 e 2.426 kg, respectivamente

 
 
 

ABS: Sumário de Touros Girolando destaca melhor genética da raça 

A  gené­ti­ca ABS vol­ta a ocu­par lugar de des­ta­que no Sumá­rio de Tou­ros do Pro­gra­ma de Melho­ra­men­to Gené­ti­co da Raça Giro­lan­do (PMGG), divul­ga­do pela Embra­pa Gado de Lei­te. Os tou­ros Rico Bour­bon e Rob­ber (foto), ambos da bate­ria da empre­sa, foram os dois melho­res ava­li­a­dos, com GPTA Lei­te de 2.612 e 2.426 kg, res­pec­ti­va­men­te.

O bom desem­pe­nho dos tou­ros com gené­ti­ca ABS é resul­ta­do dire­to do tra­ba­lho que a empre­sa vem desen­vol­ven­do com a raça tro­pi­cal que se tor­na cada vez mais popu­lar no Bra­sil. O Geren­te Téc­ni­co e Fer­ra­men­tas Gené­ti­cas Lei­te da ABS, Die­go Almei­da, afir­ma que os bons resul­ta­dos da bate­ria ABS são visí­veis em todo o Sumá­rio.

“Além dos dois ani­mais com mai­or GPTA para pro­du­ção de lei­te, ao ver­mos a lis­ta de Top 10 tou­ros genô­mi­cos, seis são ABS. É mais uma pro­va defi­ni­ti­va que a ABS tem a bate­ria mais com­ple­ta para o Giro­lan­do”, comen­ta Die­go.

Os tou­ros ABS tam­bém tive­ram resul­ta­dos de des­ta­que em outros parâ­me­tros – como Lon­ge­vi­da­de e Ida­de ao Pri­mei­ro Par­to (IPP). Na pri­mei­ra cate­go­ria, o tou­ro ABS Qua­ke ocu­pa o pri­mei­ro lugar do ran­king. Já na segun­da, a lide­ran­ça é do Maxi­mus, tam­bém com gené­ti­ca ABS.

Sumá­rio. A publi­ca­ção des­te ano apre­sen­ta resul­ta­dos de 92 tou­ros. Pelo ter­cei­ro ano con­se­cu­ti­vo, as ava­li­a­ções inclu­em as PTAs genô­mi­cas, fru­to da uti­li­za­ção do Cla­ri­fi­de Giro­lan­do – a pri­mei­ra fer­ra­men­ta de sele­ção genô­mi­ca para bovi­nos lei­tei­ros desen­vol­vi­da em nível naci­o­nal (e a pri­mei­ra do mun­do vol­ta­da para a raça Giro­lan­do).

Fon­te: ABS

Rolar para cima