Troféu Agroleite abre votação para escolha dos melhores da cadeia leiteira - Balde Branco

Segun­do o pre­si­den­te da Abra­lei­te, Geral­do Bor­ges, o even­to tam­bém tem o obje­ti­vo de colo­car em dis­cus­são os temas mais impor­tan­tes liga­dos ao ecos­sis­te­ma do lei­te, inclu­si­ve abrin­do espa­ço para per­so­na­li­da­des e impor­tan­tes lideranças

ABRALEITE realizará o 1º Fórum Nacional do Leite e a Feira de Queijos Artesanais, em Brasília (DF)

A Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Pro­du­to­res de Lei­te (ABRA­LEI­TE) rea­li­za­rá o 1º Fórum Naci­o­nal do Lei­te e a Fei­ra de Quei­jos Arte­sa­nais, nos dias 12 e 13 de julho, na sede do Sebrae Naci­o­nal, em Bra­sí­lia (DF).

“O obje­ti­vo do Fórum é conec­tar pro­du­to­res de lei­te e gené­ti­ca, téc­ni­cos, empre­sas e enti­da­des do setor para pro­mo­ver o lei­te como ali­men­to sau­dá­vel, moder­ni­zar a legis­la­ção e estrei­tar as rela­ções ins­ti­tu­ci­o­nais e gover­na­men­tais, incen­ti­van­do a pro­du­ção e a pro­du­ti­vi­da­de lei­tei­ra com tec­no­lo­gia e qua­li­da­de. O even­to tam­bém tem o obje­ti­vo de colo­car em dis­cus­são os temas mais impor­tan­tes liga­dos ao ecos­sis­te­ma do lei­te, inclu­si­ve abrin­do espa­ço para per­so­na­li­da­des e impor­tan­tes lide­ran­ças. A bus­ca por novos con­cei­tos, tec­no­lo­gi­as e fer­ra­men­tas de ges­tão é uma deman­da obri­ga­tó­ria para o avan­ço do pro­du­tor moder­no, no atu­al mer­ca­do glo­ba­li­za­do e com­pe­ti­ti­vo”, diz Geral­do Bor­ges, pre­si­den­te da ABRALEITE.

O diri­gen­te tam­bém con­vo­ca as empre­sas da cadeia pro­du­ti­va do lei­te a reser­var espa­ço para suas mar­cas “em um even­to que vai apre­sen­tar novas pers­pec­ti­vas para a cadeia do lei­te. Fale dire­ta­men­te com um públi­co sele­to e com alto poten­ci­al para investir”.

A pro­gra­ma­ção do 1º Fórum Naci­o­nal do Lei­te con­ta com as pre­sen­ças do minis­tro Mar­cos Mon­tes (Agri­cul­tu­ra, Pecuá­ria e Abas­te­ci­men­to), Joa­quim Lei­te (Meio Ambi­en­te), dos ex-minis­tros Rober­to Rodri­gues e Alys­son Pao­li­nel­li – que será home­na­ge­a­do no even­to –, além do pre­si­den­te da Embra­pa, Cel­so Moret­ti, o pre­si­den­te do Ban­co do Bra­sil Faus­to Ribei­ro e o pre­si­den­te do Sebrae Naci­o­nal, Car­los Mel­les. Todos par­ti­ci­pa­rão do pai­nel de aber­tu­ra, no dia 12 de julho, às 14h.

No dia 13 de julho – entre 9 e 13h – será rea­li­za­do o pai­nel de Ges­tão e Mer­ca­do, com Mar­cos Jank (Ins­per) – Cená­rio Glo­bal, Ban­co do Bra­sil – Linhas de finan­ci­a­men­tos para pro­du­to­res de lei­te, Abi­o­gás – Fon­tes reno­vá­veis de ener­gia e Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Mar­ke­ting Rural (ABM­RA) – Estra­té­gi­as de comu­ni­ca­ção para a cadeia do lei­te, entre outras apresentações.

A cadeia do lei­te tem papel rele­van­te na pro­du­ção e gera­ção de empre­go e ren­da nos 99% dos muni­cí­pi­os bra­si­lei­ros em que está pre­sen­te, com apro­xi­ma­da­men­te 1,2 milhão de pro­pri­e­da­des pro­du­to­ras de lei­te (IBGE). O Bra­sil é o 3º mai­or pro­du­tor mun­di­al e é um dos pou­cos paí­ses com gran­de poten­ci­al de expan­são, e pode­rá se tor­nar um expor­ta­dor de lác­te­os rele­van­te, como já acon­te­ce no agro bra­si­lei­ro com outros produtos.

“Para for­ta­le­cer nos­so setor é essen­ci­al que o tra­ba­lho seja em cadeia, con­ver­gen­te entre o setor pri­má­rio, secun­dá­rio e ter­ciá­rio, em bus­ca de um ambi­en­te ins­ti­tu­ci­o­nal orga­ni­za­do e madu­ro”, assi­na­la Geral­do Bor­ges. A cadeia do lei­te é uma das mais impor­tan­tes do Bra­sil. Os núme­ros falam por si:

*35 bilhões de litros por ano

*3º mai­or pro­du­tor mundial

*1,2 milhão de pro­pri­e­da­des produtoras

*5,5 milhões de empre­gos dire­tos na ati­vi­da­de leiteira

*Recei­ta da cadeia pro­du­ti­va supe­ri­or a R$ 170 bilhões por ano

O 1º Fórum Naci­o­nal do Lei­te e a Fei­ra de Quei­jos Arte­sa­nais são rea­li­za­dos pela ABRA­LEI­TE, com apoio do Sebrae Naci­o­nal, patro­cí­nio mas­ter do Ban­co do Bra­sil, patro­cí­nio de Embral Lei­lões, Ouro Fino e Agro­ce­res e apoio de Agrin­dus, Agro­pe­cuá­ria Rex, Reha­gro, Coba­ma, Cen­tro­lei­te, Cola­cap, Coo­per, Cor­ples, CCPR, Fazen­da Bela Vis­ta, Fazen­da Can­to Por­to, Fazen­da Capão Alto, Fazen­da Figuei­re­do, Fazen­da São João, Flo­re­cer, Xandô, Tiro­lez, Seki­ta, Cabo Ver­de, Meks­tadt, Neo­lat, Qua­tá, Vigor, ZD/Bel.

Mais infor­ma­ções pelo e‑mail: forum@abraleite.org.br. As ins­cri­ções estão aber­tas no link: bit.ly/ForumLeite

Fon­te: ABRALEITE