ABCZ lança nova etapa do projeto Genômica - Balde Branco
Essa ini­ci­a­ti­va aten­de a todos os cri­a­do­res, de todas as raças e apti­dões, sem exceções

ABCZ lança nova etapa do projeto Genômica

A Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Zebu (ABCZ) lan­ça nova eta­pa do pro­je­to Genô­mi­ca, em par­ce­ria com a Neo­gen, ofe­re­cen­do duas novas opor­tu­ni­da­des no pro­ces­so de genotipagem.

A pro­mes­sa era de um pro­je­to ain­da mai­or e ela está se cum­prin­do. A era Genô­mi­ca da ABCZ entrou em uma nova eta­pa, ofe­re­cen­do ain­da mais pos­si­bi­li­da­des aos cri­a­do­res. Anun­ci­a­das em feve­rei­ro, duas novas opor­tu­ni­da­des de geno­ti­pa­gem de ani­mais ofe­re­cem van­ta­gens aos pecu­a­ris­tas, que quei­ram rea­li­zar pro­ces­so por meio do pro­je­to da entidade.

“Tra­ta-se do ‘Pro­je­to 2 por 1’ e o ‘Ganho Total’. De for­ma geral, as duas novi­da­des ofe­re­cem gran­des van­ta­gens aos cri­a­do­res, como, por exem­plo, sub­sí­di­os para a geno­ti­pa­gem. A ABCZ acre­di­ta mui­to nas van­ta­gens da Genô­mi­ca, e não tem medi­do esfor­ços para leva-las a todos os seus asso­ci­a­dos”, des­ta­ca Gabri­el Gar­cia Cid, dire­tor Téc­ni­co da ABCZ.

Ele reve­la ain­da que no caso do ‘Pro­je­to 2 por 1’, o gran­de dife­ren­ci­al ofe­re­ci­do aos cri­a­do­res é que a cada dois ani­mais geno­ti­pa­dos pelo pecu­a­ris­ta, a ABCZ paga­rá os cus­tos da geno­ti­pa­gem de uma fêmea do mes­mo cri­a­tó­rio, limi­ta­do a 5% do plan­tel ati­vo de vacas do cri­a­dor no PMGZ. “Obvi­a­men­te que temos mais algu­mas regras para o pro­je­to, mas de modo geral é isso que vai acon­te­cer: a cada dois ani­mais, o ter­cei­ro fica por nos­sa con­ta. Des­sa for­ma, vamos con­tri­buir com os cri­a­do­res, aumen­tar nos­so ban­co de dados e, con­se­quen­te­men­te, pro­mo­ver um melho­ra­men­to gené­ti­co ain­da mai­or na pecuá­ria zebuí­na bra­si­lei­ra”, revela.

Com esse mes­mo pro­pó­si­to, o pro­je­to ‘Ganho Total’ é dire­ci­o­na­do àque­les cri­a­do­res que quei­ram for­mar ou aumen­tar o ban­co de dados genô­mi­co indi­vi­du­al. “Esses cri­a­do­res pode­rão con­tar com os bene­fí­ci­os esten­di­dos sem limi­tes para todo o seu plan­tel, mas, tam­bém, é pre­ci­so ficar aten­to às regras, que inclu­em datas de envio das amos­tras”, des­ta­ca Luiz Antô­nio Josah­ki­an, supe­rin­ten­den­te Téc­ni­co da ABCZ.

Josah­ki­an expli­ca ain­da que as duas novi­da­des estão sen­do desen­vol­vi­das em par­ce­ria com a Neo­gen, uma das mai­o­res refe­rên­ci­as mun­di­ais em tec­no­lo­gi­as de genô­mi­ca ani­mal, sen­do que todos os ani­mais que par­ti­ci­pa­rão do pro­je­to serão geno­ti­pa­dos com o chip GGP Indi­cus 50k da empre­sa. “Impor­tan­te des­ta­car ain­da que, em fun­ção da par­ce­ria, os dados genô­mi­cos serão exclu­si­vos para o PMGZ e as amos­tras somen­te serão rece­bi­das pela Neo­gen se enca­mi­nha­das atra­vés da nos­sa enti­da­de”, ressalta.

Como par­ti­ci­par?

Enten­den­do as van­ta­gens das duas novas pos­si­bi­li­da­des, fique por den­tro de mais algu­mas regras:

Pro­je­to 2 por 1

• O pro­je­to se apli­ca somen­te aos cri­a­do­res par­ti­ci­pan­tes do PMGZ com­ple­to (PMGZ 2);

• A cada dois ani­mais que o cri­a­dor geno­ti­par (esco­lhi­dos por ele pró­prio) a ABCZ paga­rá os cus­tos da geno­ti­pa­gem de uma fêmea do mes­mo cri­a­tó­rio (indi­ca­das pela ABCZ);

•O pro­je­to se limi­ta a 5% do núme­ro de matri­zes ati­vas do cri­a­dor ins­cri­tas no PMGZ com­ple­to. Ou seja, se na lis­ta de fême­as indi­ca­das pela ABCZ cons­ta­rem 10 ani­mais, o cri­a­dor pode­rá fazer até 30 geno­ti­pa­gens, sen­do 10 gra­tui­tas da lis­ta de fême­as e 20 à seu cri­té­rio com inves­ti­men­to próprio.


Pro­je­to Ganho Total

• A data limi­te de envio de amos­tras é até o dia 25 de setem­bro de 2020, com bônus de até 15%, depen­den­do da data de envio, sendo:

- Para as amos­tras rece­bi­das até 20/04/2020, o cri­a­dor terá um des­con­to de 15%.

- Para as amos­tras rece­bi­das após 20/04/2020  e até 25/09/2020, o cri­a­dor terá um des­con­to de 10%.

Enten­da melhor: Se forem envi­a­das, por exem­plo, 20 amos­tras, serão fatu­ra­das 17 ao valor de R$85,00 cada uma e as outras três amos­tras serão sem custos.

O pro­ces­so de envio das amos­tras é simples:

- O cri­a­dor colhe o mate­ri­al bio­ló­gi­co indi­vi­du­al­men­te (pelos da vas­sou­ra da cau­da) da mes­ma for­ma como faz para os tes­tes de parentesco;

- Colo­ca o mate­ri­al bio­ló­gi­co em um enve­lo­pe de papel e indi­ca com cla­re­za a iden­ti­fi­ca­ção do ani­mal (série úni­ca + RGN) e o nome do pro­pri­e­tá­rio;
- Ain­da no enve­lo­pe iden­ti­fi­ca ‘Pro­je­to 2 por 1’ ou ‘Pro­je­to Ganho Total’, con­for­me o caso;
-Lacra o enve­lo­pe e envia para a ABCZ aos cui­da­dos de Hen­ri­que Tor­res Ventura.

Outras dúvi­das podem ser escla­re­ci­das pelos emails: henrique@abcz.org.br ou abczsut@abcz.org.br .

Fon­te: ABCZ

Rolar para cima