ABCB promove XIV Encontro Brasileiro de Bubalinocultores em São Paulo - Balde Branco

A Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Cri­a­do­res de Búfa­lo – ABCB pro­mo­ve, de 2 a 7 de agos­to de 2022, o XIV Encon­tro Bra­si­lei­ro de Buba­li­no­cul­to­res em São Pau­lo, no Anfi­te­a­tro do Cam­pus de Vete­ri­ná­ria e Zoo­téc­ni­ca da USP

ABCB promove XIV Encontro Brasileiro de Bubalinocultores em São Paulo 

Com o apoio do Gover­no do Esta­do de São Pau­lo e da Secre­ta­ria da Agri­cul­tu­ra do Esta­do de São Pau­lo, a Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Cri­a­do­res de Búfa­lo – ABCB pro­mo­ve, de 2 a 7 de agos­to de 2022, o XIV Encon­tro Bra­si­lei­ro de Buba­li­no­cul­to­res em São Pau­lo, no Anfi­te­a­tro do Cam­pus de Vete­ri­ná­ria e Zoo­téc­ni­ca da USP, com uma pro­gra­ma­ção de cur­sos, pales­tras, mos­tra de pro­du­tos e o Búfa­lo Tour, com visi­ta­ção às fazen­das de búfa­los e laticínios. 

Fun­da­da em 1960, a Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Cri­a­do­res de Búfa­los — ABCB hoje repre­sen­ta 17 mil cri­a­do­res em todo o Bra­sil, mobi­li­zan­do mais de 40 mil famí­li­as envol­vi­das com essa ati­vi­da­de. É uma enti­da­de de Clas­se, sem fins lucra­ti­vos, que tem como obje­ti­vo prin­ci­pal incen­ti­var a buba­li­no­cul­tu­ra bra­si­lei­ra, defen­den­do os inte­res­ses dos cri­a­do­res de búfa­los e pro­mo­ven­do a união de seus asso­ci­a­dos nas ati­vi­da­des que tenham como fim o apri­mo­ra­men­to téc­ni­co-cien­tí­fi­co da espé­cie e o incre­men­to do mer­ca­do inter­no e externo.

O Bra­sil já con­cen­tra o mai­or reba­nho de búfa­los do Oci­den­te, cer­ca de 2 milhões de ani­mais, o que mos­tra um gran­de poten­ci­al de mer­ca­do. Isso repre­sen­ta 1% do reba­nho bovi­no, sen­do 70% para cor­te e 30% para pro­du­ção de lei­te. Nos últi­mos anos o reba­nho lei­tei­ro tem cres­ci­do a uma taxa de 45%.

Segun­do Caio Vini­cius Di Hele­na Ros­sa­to, Pre­si­den­te da Asso­ci­a­ção, a buba­li­no­cul­tu­ra é a ati­vi­da­de pecuá­ria mais cres­cen­te no País nos últi­mos 20 anos e além de gran­de poten­ci­al econô­mi­co tem gran­de impor­tân­cia soci­al. “Hoje a ati­vi­da­de está con­so­li­da­da na trans­for­ma­ção do lei­te de búfa­la em deri­va­dos lác­te­os, res­pei­tan­do o meio ambi­en­te, o bem estar ani­mal e levan­do ao con­su­mi­dor final pro­du­tos de exce­len­te qua­li­da­de para a saú­de”, completa.

Para pre­pa­rar asso­ci­a­dos e cri­a­do­res para este cres­ci­men­to cons­tan­te do mer­ca­do, a ABCB dis­po­ni­bi­li­za por meio de suas ações, apoio ao cri­a­dor; união de pecu­a­ris­tas em núcle­os regi­o­nais; ori­en­ta­ção téc­ni­ca da pro­du­ção; auxí­lio na comer­ci­a­li­za­ção; ser­vi­ço de regis­tros gene­a­ló­gi­cos, com des­con­to aos asso­ci­a­dos efe­ti­vos; desen­vol­vi­men­to das pro­vas zoo­téc­ni­cas; pro­mo­ção de even­tos como fei­ras, sim­pó­si­os, pales­tras, encon­tros, semi­ná­ri­os e cur­sos diversificados. 

A PRO­GRA­MA­ÇÃO DO XIV ENCON­TRO BRASILEIRO

 

CUR­SOS

 

Os cur­sos pre­sen­ci­ais serão rea­li­za­dos nos dias 2 e 3 de agos­to em perío­do integral:

 

– CAPA­CI­TA­ÇÃO E RECI­CLA­GEM DE TÉC­NI­COS DE REGIS­TRO DA ABCB – pales­tran­tes Rena­to Ama­ral – Supe­rin­ten­den­te do SRG, Nel­cio Anto­nio C. Toniz­za – Coor­de­na­dor de Cur­sos e Amau­ri Pas­ke – Pre­si­den­te do CDT. Ins­cri­ção gratuita.

 

- FABRI­CA­ÇÃO DE QUEI­JOS DE MAS­SA FILA­DA COM LEI­TE DE BÚFA­LAS E DE QUEI­JOS MATU­RA­DOS Com os mes­tres ita­li­a­nos Ange­lo Citro e Ste­fa­no Citro e DERI­VA­DOS LÁC­TE­OS – pales­tran­te Ange­lo Citro – Médi­co vete­ri­ná­rio e Con­sul­tor da Uni­ver­si­da­de da Itá­lia — Nápo­les – Itá­lia. Ins­cri­ção: R$ 1.500,00 para afi­li­a­dos à ABCB e R$ 2.500,00 demais interessados.

 

PALES­TRAS

 

As pales­tras acon­te­cem no dia 04 de agos­to, com uma pro­gra­ma­ção a par­tir das 8 às 17 horas. Ins­cri­ção gra­tui­ta. Entre os impor­tan­tes temas estão:

 

08:00h – Aber­tu­ra e boas vin­das aos par­ti­ci­pan­tes pela ABCB.

08:30h -  O Futu­ro do Agro­ne­gó­cio – Dr. Rober­to Rodri­gues – ex Minis­tro da Agricultura.

09:30h–  O Futu­ro da Pecuá­ria do Lei­te no Bra­sil –  Geral­do Bor­ges —  Pre­si­den­te da ABRALEITE.

10:00h — O Búfa­lo na Amé­ri­ca – Richard Moss – Pre­si­den­te da Fede­ra­ção Ame­ri­ca­na de Cri­a­do­res de Búfa­los e Pre­si­den­te da Asso­ci­a­ção Para­guaia de cri­a­do­res de Búfalos.

10:10h-  Mar­ke­ting para Buba­li­no­cul­tu­ra – Lino Noguei­ra Rodri­gues Filho – Pro­fes­sor Dou­tor da Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo e Mem­bro da Busi­ness Asso­ci­a­ti­on of Latin Amé­ri­ca Studies

12:30h – Mesa redon­da sobre o mer­ca­do de car­nes de búfalo:

 

- Agre­gan­do Valor com a Char­cu­ta­ria – Edson Navar­ro – Cura­to Char­cu­ta­ria.

- Valo­ri­za­ção do ciclo de Vida dos Búfa­los atra­vés do pro­ces­so de matu­ra­ção Drya­ged — San­dro Gio­va­non­ne — Matu­ra Meat.

- Comer­ci­a­li­za­ção da car­ne de búfa­lo no Nor­des­te - Ricar­do Ale­xan­dre Pes­soa – Coor­de­na­dor Cien­tí­fi­co da ABCB.

- Mer­ca­do da Car­ne de Búfa­los do Esta­do de São Pau­lo – Rena­to Sebas­ti­a­ni —  Sócio Dire­tor do Fri­go­rí­fi­co CowPig.

 

12:50h – Caio Ros­sa­to – Pre­si­den­te da Asso­ci­a­ção ABCB.

 

13:00h — Aná­li­se sen­so­ri­al de car­ne de búfa­lo —  Mar­ce­lo Cou­ti­nho CEO da Bra­zil Beef Quality.

 

MOS­TRA DE QUEI­JOS E CAR­NES DE BÚFALO:

 

13:30h – Apre­sen­ta­ção de:

- Quei­jos de búfa­la de lati­cí­ni­os asso­ci­a­dos com degustação.

- Cor­tes de car­ne de búfa­lo CowPig.

 

BÚFA­LO TOUR

 

Búfa­lo Tour acon­te­ce de 5 a 7 de agos­to – ten­do como base as cida­des de Regis­tro, Pari­que­ra Sul, Pilar do Sul, Alam­ba­ri, São João da Boa Vis­ta e San­to Anto­nio da Pos­se, para visi­ta­ção gui­a­da. Pro­gra­ma­ção em anexo.

XIV ENCON­TRO BRA­SI­LEI­RO DE BUBALINOCULTORES

 

Cur­sos e Palestras:

Local: Cam­pus de Vete­ri­ná­ria e Zoo­téc­ni­ca da USP – São Pau­lo – SP Anfi­te­a­tro – Av. Prof. Orlan­do Mar­ques de Pai­va, 87 – Cida­de Universitária.

Fon­te: ABCB