5º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio espera reunir mais
Even­to será nos dias 27 e 28 de outu­bro, no Tran­sa­me­ri­ca Expo Cen­ter; ins­cri­ções já estão abertas

EDIÇÃO COMEMORATIVA DE 5 ANOS DO CNMA ESPERA REUNIR 2.100 MULHERES EM SÃO PAULO

O 5° Con­gres­so das Mulhe­res do Agro­ne­gó­cio – CNMA, que será rea­li­za­do nos dias 27 e 28 de outu­bro no Tran­sa­me­ri­ca Expo Cen­ter, em São Pau­lo (SP), terá nes­ta edi­ção come­mo­ra­ti­va como tema “Mulher Bra­si­lei­ra: A Voz Glo­bal” e espe­ra reu­nir cer­ca de 2.100 par­ti­ci­pan­tes do Bra­sil e de outros paí­ses para deba­ter o pro­ta­go­nis­mo femi­ni­no no setor. 

Uma pes­qui­sa iné­di­ta, que tra­çou o per­fil da mulher no agro­ne­gó­cio bra­si­lei­ro, con­du­zi­da em par­ce­ria com a ABAG – Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra do Agro­ne­gó­cio e a empre­sa de audi­to­ria PwC, deu ori­gem à his­tó­ria do CNMA em 2016. “Foi quan­do nas­ceu em nós o dese­jo de deba­ter a atu­a­ção femi­ni­na no setor e cri­ar um even­to total­men­te delas. Naque­le pri­mei­ro ano reu­ni­mos 600 mulhe­res e explo­ra­mos o tema ‘Desen­vol­ven­do opor­tu­ni­da­des na era da efi­ci­ên­cia e sen­si­bi­li­da­de’”, con­ta a então show mana­ger do even­to na oca­sião, Rena­ta Camargo.

Com o suces­so da pri­mei­ra edi­ção, em 2017 o pró­xi­mo pas­so foi deba­ter a “Lide­ran­ça glo­ba­li­za­da, empre­en­de­do­ra e inte­gra­da”, com mulhe­res de vári­as par­tes do Bra­sil pres­ti­gi­an­do pales­tran­tes naci­o­nais e inter­na­ci­o­nais e tam­bém fazen­do par­te de um gran­de movi­men­to que o CNMA come­ça­va a colo­car em evi­dên­cia: o do pro­ta­go­nis­mo das mulhe­res no agro­ne­gó­cio. Na oca­sião, a alta pro­cu­ra pela par­ti­ci­pa­ção no even­to fez com que as ins­cri­ções bates­sem recor­de de públi­co e os mil ingres­sos se esgo­ta­ram dois meses antes do evento.

Em 2018, com o tema “2030: o futu­ro ago­ra, na prá­ti­ca”, a orga­ni­za­ção bus­ca­va uma mulher real para repre­sen­tar as milha­res de pro­fis­si­o­nais que atu­am no agro do Bra­sil. Assim foi esco­lhi­da Eli­za­na Bal­dis­se­ra Para­nhos, enge­nhei­ra agrô­no­ma, mãe de três filhos e pro­du­to­ra de cere­ais em Capão Boni­to (SP) para ser a embai­xa­do­ra do even­to. “Ter uma per­so­na­li­da­de à fren­te do even­to deu cer­to: foram 1.500 con­gres­sis­tas naci­o­nais e inter­na­ci­o­nais, um novo recor­de de públi­co e a con­so­li­da­ção de que está­va­mos no cami­nho cer­to”, sali­en­ta Renata. 

A 3ª edi­ção do CNMA tam­bém lan­ça­va duas novi­da­des: o prê­mio “Mulhe­res do Agro­ne­gó­cio”, rea­li­za­do pela Bayer, em par­ce­ria com a ABAG visan­do reco­nhe­cer e valo­ri­zar a impor­tân­cia da pre­sen­ça femi­ni­na no cam­po e incen­ti­var a atu­a­ção delas no setor; e a Aca­de­mia de Lide­ran­ça das Mulhe­res do Agro­ne­gó­cio, da Cor­te­va, tam­bém em par­ce­ria com a ABAG e a Fun­da­ção Dom Cabral (FDC), para capa­ci­tar as mulhe­res bra­si­lei­ras que tiram seu sus­ten­to e de suas famí­li­as da ati­vi­da­de no campo.

Para a 4ª edi­ção do CNMA, em 2019, a embai­xa­do­ra esco­lhi­da foi a pro­du­to­ra rural, pecu­a­ris­ta e empre­sá­ria Nor­ma Gat­to, de Ron­do­nó­plis (MT). Fal­tan­do um mês para o even­to, todas as ins­cri­ções se esgo­ta­ram: foram 1.900 con­gres­sis­tas e mais de 50 patro­ci­na­do­res. Outra novi­da­de da edi­ção foi o lan­ça­men­to da cam­pa­nha #minha­voz­no­a­gro, em que as con­gres­sis­tas tive­ram a opor­tu­ni­da­de de subir no pal­co e con­tar suas his­tó­ri­as de suces­so, seus obje­ti­vos e com­par­ti­lhar difi­cul­da­des. A edi­ção incluiu ain­da o lan­ça­men­to do Livro “Mulhe­res do Agro”, que reú­ne his­tó­ri­as ins­pi­ra­do­ras de mulhe­res que fazem a dife­ren­ça no agro­ne­gó­cio do país.

Edi­ção come­mo­ra­ti­va de cin­co anos

O encon­tro des­te ano, que terá como tema cen­tral “Mulher Bra­si­lei­ra: A Voz Glo­bal”, abor­da­rá temas estra­té­gi­cos que con­tri­bui­rão para se des­lum­brar um cená­rio pós-pan­de­mia no agro­ne­gó­cio, entre eles: Ambi­en­te Econô­mi­co Polí­ti­co, Comér­cio Inter­na­ci­o­nal, Visão e Ges­tão de Negó­cio, além das pers­pec­ti­vas 2020–2021. O even­to con­ta­rá ain­da com ações espe­ci­ais em come­mo­ra­ção aos cin­co anos des­se movi­men­to que é o CNMA, em bus­ca do pro­ta­go­nis­mo feminino.

A pri­mei­ra delas é a nome­a­ção da embai­xa­do­ra des­te ano, a agro­pe­cu­a­ris­ta Sônia Bona­to, que foi home­na­ge­a­da pelo Prê­mio Mulhe­res do Agro Bayer na edi­ção de 2019. “É um gran­de orgu­lho poder repre­sen­tar as mulhe­res do agro­ne­gó­cio e uma hon­ra ter um Con­gres­so que nos leva a conhe­cer melhor o nos­so poten­ci­al”, afir­mou Sônia.

Entre as novi­da­des está a cri­a­ção de um comi­tê com repre­sen­tan­tes de empre­sas, enti­da­des e for­ma­do­res de opi­nião do setor para for­ma­tar con­teú­dos que con­tri­bui­rão, jun­ta­men­te com a cura­do­ria do pro­fes­sor e jor­na­lis­ta, José Luiz Tejon Megi­do, para a pro­gra­ma­ção do evento.

Além da are­na prin­ci­pal, que este ano será divi­di­da em cin­co par­tes, a edi­ção come­mo­ra­ti­va con­ta­rá com a Are­na do Conhe­ci­men­to ati­va duran­te os inter­va­los, com capa­ci­da­de para 50 pes­so­as, nos dois dias.

Para ver a cam­pa­nha com­ple­ta sobre as cin­co edi­ções do CNMA e os depoi­men­tos das embai­xa­do­ras, aces­se www.mulheresdoagro.com.br/imprensa.

Ins­cri­ções abertas

O segun­do lote de ins­cri­ções, com pre­ço pro­mo­ci­o­nal, já está aber­to e pode ser aces­sa­do pelo site do even­to www.mulheresdoagro.com.br/inscricoes até o dia 30 de abril.

Rolar para cima