O tema cen­tral da 13ª SIT, con­si­de­ran­do-se sua impor­tân­cia, tan­to no cená­rio regi­o­nal quan­to naci­o­nal, será a cadeia pro­du­ti­va da pecuá­ria, com ênfa­se na pro­du­ção de leite

13ª Semana de Integração Tecnológica vem aí

A 13ª Sema­na de Inte­gra­ção Tec­no­ló­gi­ca (13ª SIT) Onli­ne será rea­li­za­da de 3 a 7 de maio de 2021, em Sete Lago­as-MG, com o tema “Cadeia Pro­du­ti­va da Pecuá­ria Minei­ra: Desa­fi­os e Opor­tu­ni­da­des”. Nes­te ano, o even­to terá o for­ma­to total­men­te vir­tu­al e pode­rá ser assis­ti­do de qual­quer local, após ins­cri­ção no site específico.

“A SIT é um even­to de trans­fe­rên­cia de tec­no­lo­gia que pro­cu­ra inte­grar ins­ti­tui­ções, para pro­mo­ver o desen­vol­vi­men­to regi­o­nal e esta­du­al. Há 14 anos, pro­mo­ve o diá­lo­go e a tro­ca de expe­ri­ên­ci­as entre agri­cul­to­res, con­sul­to­res, assis­ten­tes téc­ni­cos de empre­sas públi­cas, pes­qui­sa­do­res, estu­dan­tes, pro­fes­so­res e repre­sen­tan­tes de empre­sas pri­va­das”, diz o coor­de­na­dor do even­to, Mar­co Auré­lio Noce, téc­ni­co do Setor de Trans­fe­rên­cia de Tec­no­lo­gia da Embra­pa Milho e Sorgo.

“A ini­ci­a­ti­va per­mi­te a inte­gra­ção dos diver­sos seto­res de inte­res­se no seg­men­to agro­pe­cuá­rio, pro­mo­ven­do, além da dis­po­ni­bi­li­za­ção do conhe­ci­men­to gera­do pelas ins­ti­tui­ções, o deba­te e o pla­ne­ja­men­to de ações futu­ras visan­do con­tri­buir para o desen­vol­vi­men­to no meio rural”, res­sal­ta o coordenador.

Com resul­ta­dos sur­pre­en­den­tes, em sua últi­ma edi­ção, a SIT 2019 reu­niu 3.100 par­ti­ci­pan­tes. Já em 2020, o even­to foi can­ce­la­do por cau­sa da pan­de­mia da covid-19. Ago­ra, em 2021, na déci­ma ter­cei­ra edi­ção, em fun­ção da neces­si­da­de de iso­la­men­to resul­tan­te do agra­va­men­to da pan­de­mia, a pro­gra­ma­ção da SIT será total­men­te virtual.

“Serão qua­se 30 ati­vi­da­des de cará­ter téc­ni­co, den­tre elas semi­ná­ri­os, mesas redon­das, cur­sos e dias de cam­po. O tema cen­tral do even­to, con­si­de­ran­do-se sua impor­tân­cia, tan­to no cená­rio regi­o­nal quan­to naci­o­nal, será a cadeia pro­du­ti­va da pecuá­ria, com ênfa­se na pro­du­ção de lei­te. Sob este enfo­que, serão abor­da­dos assun­tos que englo­bam toda a cadeia, des­de ques­tões téc­ni­cas do sis­te­ma de pro­du­ção, pas­san­do pelo soci­al, até alter­na­ti­vas de agre­ga­ção de valor e de comer­ci­a­li­za­ção do pro­du­to final”, rela­ta Noce.

A cerimô­nia de aber­tu­ra da 13ª SIT acon­te­ce­rá no dia 3 de maio, às 18h. Em segui­da, have­rá duas pales­tras: “Indi­ca­do­res téc­ni­cos e econô­mi­cos da pecuá­ria lei­tei­ra em Minas Gerais”, a ser pro­fe­ri­da por Chris­ti­a­no Nas­cif, supe­rin­ten­den­te do Senar/Minas; e “Novas opor­tu­ni­da­des de agre­gar valor ao lei­te”, por Pau­lo do Car­mo Mar­tins, Che­fe-Geral da Embra­pa Gado de Leite.

 

Lives – 13ª SIT

Con­fi­ra alguns temas dos semi­ná­ri­os e sim­pó­si­os da 13ª SIT Online:

– Estra­té­gia para o desen­vol­vi­men­to da cadeia pro­du­ti­va do lei­te na região Cen­tral de Minas Gerais

– O Sis­te­ma Inte­gra­ção Lavou­ra-Pecuá­ria-Flo­res­ta: Pano­ra­ma, pers­pec­ti­vas e experiências

– Pecuá­ria lei­tei­ra: Coo­pe­ra­ção e ino­va­ção no meio rural

–  SiTec – Sila­gem, ino­va­ção e tecnologia

Para con­sul­tar a pro­gra­ma­ção com­ple­ta das lives e dos cur­sos onli­ne e rea­li­zar a ins­cri­ção, aces­se o site: https://www.sit2021.com.br/

 

Rea­li­za­ção

Em sua 13ª edi­ção, a SIT tem como prin­ci­pais par­cei­ros a Embra­pa, a Uni­ver­si­da­de Fede­ral de São João del-Rei (UFSJ) – Cam­pus Sete Lago­as, a Empre­sa de Assis­tên­cia Téc­ni­ca e Exten­são Rural do Esta­do Minas Gerais (Ema­ter-MG), a Empre­sa de Pes­qui­sa Agro­pe­cuá­ria de Minas Gerais (Epa­mig), a Fede­ra­ção da Agri­cul­tu­ra e Pecuá­ria do Esta­do de Minas Gerais (Sis­te­ma Faemg /Senar-MG) e a Fun­da­ção de Apoio à Pes­qui­sa e ao Desen­vol­vi­men­to (Faped). Con­ta ain­da com o apoio e a par­ce­ria de ins­ti­tui­ções pri­va­das, incluin­do-se a KWS Semen­tes, empre­sa atu­an­te no setor de pro­du­ção de sementes.

Pes­qui­sa­do­res de outras Uni­da­des da Embra­pa, de ins­ti­tui­ções de ensi­no, pes­qui­sa e desen­vol­vi­men­to tam­bém cola­bo­ram. Nes­ta edi­ção da SIT, além da Embra­pa Milho e Sor­go, já estão con­fir­ma­das as par­ti­ci­pa­ções da Embra­pa Gado de Lei­te (MG), Embra­pa Pecuá­ria Sul (RS) e Embra­pa Solos (RJ).

Ser­vi­ço

13ª Sema­na de Inte­gra­ção Tec­no­ló­gi­ca
Local: Embra­pa Milho e Sor­go, Epa­mig, em Sete Lago­as-MG
E‑mail:  sit@embrapa.br
Ins­cri­ções: https://www.sit2021.com.br/

Fon­te: Embra­pa Milho e Sorgo

 
Rolar para cima