12º Simpósio ASBRAM destaca ‘Brasil Sustentável que Alimenta o Mundo’ - Balde Branco

12ª edi­ção reú­ne espe­ci­a­lis­tas em Cam­pi­nas (SP) na quin­ta-fei­ra e sex­ta-fei­ra, e vai home­na­ge­ar o pes­qui­sa­dor da APTA Gus­ta­vo Resen­de Siqueira

12º Simpósio ASBRAM destaca ‘Brasil Sustentável que Alimenta o Mundo’ 

‘O  Bra­sil sus­ten­tá­vel – Pron­to para ali­men­tar o Mun­do é o tema do 12° Sim­pó­sio Naci­o­nal da Indús­tria de Suple­men­tos Mine­rais, even­to orga­ni­za­do pela Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra das Indús­tri­as de Suple­men­tos Mine­rais (ASBRAM) em Cam­pi­nas (SP), que vai ser rea­li­za­do nos dias 17 e 18 de mar­ço, no Hotel Royal Palm Pla­za. Serão dois dias de mer­gu­lho no mun­do das tec­no­lo­gi­as da boa nutri­ção do reba­nho bra­si­lei­ro, deba­ten­do os desa­fi­os do seg­men­to e do Bra­sil, ana­li­san­do os dados da cam­pa­nha para o uso cor­re­to dos mine­rais nas fazen­das, for­ta­le­cen­do a comu­ni­ca­ção no Agro­ne­gó­cio, a sus­ten­ta­bi­li­da­de e a espiritualidade.

O even­to come­ça às oito horas da manhã, com o cre­den­ci­a­men­to. Em segui­da, às 10 horas, ocor­re a reu­nião exe­cu­ti­va exclu­si­va para os asso­ci­a­dos da ASBRAM com Dani­el Gui­do­lin, Pre­si­den­te que pas­sou o coman­do da Asso­ci­a­ção no iní­cio do ano para Juli­a­no Sabel­la Ace­do. Ele pres­ta con­tas de sua ges­tão no biê­nio 2020 – 2021. Na sequên­cia, a Mosaic, prin­ci­pal patro­ci­na­dor do Sim­pó­sio, apre­sen­ta os dados da cor­po­ra­ção e os desa­fi­os do futu­ro da Suple­men­ta­ção Ani­mal e Pecuá­ria no mun­do. A manhã ter­mi­na com a apre­sen­ta­ção do Pai­nel de Esta­tís­ti­cas do seg­men­to, ela­bo­ra­do pelo espe­ci­a­lis­ta e pro­fes­sor da Área de Agro­ne­gó­ci­os da Fun­da­ção Getú­lio Var­gas, Felip­pe Cauê Serigatti.

“Que­ro agra­de­cer a todos que me aju­da­ram nes­ses dois anos. Con­se­gui­mos aumen­tar o núme­ro de reu­niões que pro­mo­ve­mos, refor­ça­mos nos­sa atu­a­ção ao lado de outras asso­ci­a­ções, mar­can­do assim mais pre­sen­ça polí­ti­ca jun­to a quem deci­de leis e nor­mas, nos apro­xi­ma­mos mais do Minis­té­rio da Agri­cul­tu­ra e segui­mos for­te na bata­lha para a deso­ne­ra­ção de grãos usa­dos na cadeia pecuá­ria no paga­men­to do PIS-COFINS”, resu­miu Dani­el Guidolin.

A pro­gra­ma­ção aber­ta ao públi­co come­ça ao meio dia com um gran­de almo­ço, segui­do da aber­tu­ra ofi­ci­al do 12º Sim­pó­sio, a fala de Dani­el Gui­do­lin, da ASBRAM, e a apre­sen­ta­ção da Pes­qui­sa SIFIS | MAPA, que deta­lha os núme­ros e a per­for­man­ce do setor de pro­du­ção e comer­ci­a­li­za­ção de suple­men­tos mine­rais no Bra­sil. Depois, uma tar­de inten­sa para os par­ti­ci­pan­tes, des­ta­can­do a sus­ten­ta­bi­li­da­de soci­al, ambi­en­tal e de ges­tão do seg­men­to. A Dire­to­ra do Depar­ta­men­to de Pro­du­ção Sus­ten­tá­vel e Irri­ga­ção da Secre­ta­ria de Ino­va­ção, Desen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel e Irri­ga­ção do Minis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, Pecuá­ria e Abas­te­ci­men­to (MAPA), Fabi­a­na Vil­la Alves, vai apre­sen­tar a pales­tra ‘Uma pecuá­ria de bai­xa emis­são de car­bo­no com desen­vol­vi­men­to ter­ri­to­ri­al sus­ten­tá­vel’. Ela é Zoo­tec­nis­ta e Dou­to­ra em Ciên­cia Ani­mal e Pastagens.

Às qua­tro da tar­de, o Rabi­no Nil­ton Bon­der fala sobre ‘Sus­ten­ta­bi­li­da­de, Tra­ba­lho, Meio Ambi­en­te e Espi­ri­tu­a­li­da­de. Ele é Enge­nhei­ro Mecâ­ni­co, Dou­tor em Lite­ra­tu­ra, escri­tor, dra­ma­tur­go, inte­gran­te da Aca­de­mia Cari­o­ca de Letras e já publi­cou 26 livros, em 18 idi­o­mas. Para fechar as apre­sen­ta­ções, o eco­no­mis­ta Ricar­do Amo­rim vai pro­por a refle­xão: ‘Como vai o mun­do, para onde esta­mos indo? E nós, da Pecuá­ria e do Agro­ne­gó­cio bra­si­lei­ro, para onde ire­mos?’. Ricar­do é con­si­de­ra­do o eco­no­mis­ta de mai­or pres­tí­gio do Bra­sil pela Revis­ta For­bes, mai­or influ­en­ci­a­dor do País no Lin­ke­din e ven­ceu o Prê­mio iBest de Eco­no­mia e Negó­ci­os. O pri­mei­ro dia de ati­vi­da­des vai ter­mi­nar com a entre­ga do tra­di­ci­o­nal ‘Prê­mio Exce­lên­cia ASBRAM’, ao pes­qui­sa­dor Gus­ta­vo Resen­de Siquei­ra (foto), da Agên­cia Pau­lis­ta de Tec­no­lo­gia dos Agro­ne­gó­ci­os (APTA) de Coli­na. Gus­ta­vo é gra­du­a­do em Zoo­tec­nia pela Uni­ver­si­da­de Fede­ral de Lavras, tem mes­tra­do em Zoo­tec­nia pela Uni­ver­si­da­de Esta­du­al Pau­lis­ta Júlio de Mes­qui­ta Filho (UNESP) e dou­to­ra­do em Zoo­tec­nia pela mes­ma UNESP. É pro­fes­sor, arti­cu­lis­ta e espe­ci­a­li­za­do em Ava­li­a­ção, Pro­du­ção e Con­ser­va­ção de For­ra­gens e Pro­du­ção Ani­mal, atu­an­do, prin­ci­pal­men­te, nos temas pro­du­ção ani­mal, bovi­no­cul­tu­ra de cor­te, suple­men­ta­ção, con­fi­na­men­to, ensi­la­gem e adi­ti­vos. A hon­ra faz par­te da tra­di­ção do Sim­pó­sio em lem­brar com des­ta­que um pro­fis­si­o­nal de des­ta­que na área de Pecuá­ria. A noi­te vai che­gar ao fim com um chur­ras­co de con­fra­ter­ni­za­ção para todos os par­ti­ci­pan­tes do Simpósio.

“O Sim­pó­sio está com uma pro­gra­ma­ção mui­to robus­ta. Vamos falar sobre uso cor­re­to e efi­ci­en­te dos mine­rais, como eles incre­men­tam os ganhos do cri­a­dor e leva mais qua­li­da­de e menor cus­to às cadei­as da car­ne e do lei­te. Um espa­ço com mui­ta infor­ma­ção e que vai pon­tu­ar com mui­to des­ta­que o des­ti­no que o Bra­sil já cum­pre de ali­men­tar o pla­ne­ta cui­dan­do mui­to bem do meio ambi­en­te. E, depois de 11 edi­ções, pos­so garan­tir que, hoje, com cer­te­za, no calen­dá­rio, já é um dos even­tos mais impor­tan­tes da Pecuá­ria bra­si­lei­ra”, afir­mou Juli­a­no Sabel­la, Pre­si­den­te da ASBRAM.

O dia 18 de mar­ço abre com a pales­tra ‘Como a comu­ni­ca­ção pode nos aju­dar em nos­sos negó­ci­os e nos desa­fi­os diá­ri­os da nos­sa vida’, com Rena­to Mei­rel­les, Pre­si­den­te do Ins­ti­tu­to de Pes­qui­sa Loco­mo­ti­va, fun­da­dor do Data Fave­la e pro­fun­do conhe­ce­dor das trans­for­ma­ções econô­mi­cas vivi­das pela Clas­se Média do Bra­sil nos últi­mos doze anos. Na sequên­cia, vêm as infor­ma­ções sobre como o Bra­sil trans­for­mou-se em um gran­de pro­du­tor de pro­teí­na vege­tal e ani­mal nos últi­mos anos, com dois cra­ques. Ivan Wede­kin, Dire­tor da Wede­kin Con­sul­to­res, ex-Secre­tá­rio de Polí­ti­ca Agrí­co­la do MAPA e Dire­tor da BM&Bovespa (atu­al B3) e Agro­ce­res. E Alys­son Pao­li­nel­li, ex-Minis­tro do MAPA, Pre­si­den­te da Asso­ci­a­ção dos Pro­du­to­res de Milho (ABRA­MI­LHO) e do Ins­ti­tu­to Fórum do Futu­ro, titu­lar da Cáte­dra Luiz de Quei­róz, agra­ci­a­do com o méri­to World Food Pri­ze de 2006 e indi­ca­do ao Prê­mio Nobel da Paz em 2021. E nova­men­te nes­te ano. A pro­gra­ma­ção do 12° Sim­pó­sio Naci­o­nal da Indús­tria de Suple­men­tos Mine­rais ter­mi­na com a fala de Maria Flá­via Bas­tos sobre ‘ESG – Desa­fi­os para líde­res e ges­tão de pes­so­as’. Maria Fla­via é pro­fes­so­ra, gra­du­a­da em Comu­ni­ca­ção Soci­al, Mes­tre em Ges­tão Soci­al, Edu­ca­ção e Desen­vol­vi­men­to Local, além de Dou­to­ra em Administração.

“Que­ro con­vi­dar todo o setor a par­ti­ci­par do even­to, que é mui­to impor­tan­te e vai pri­vi­le­gi­ar a qua­li­da­de, pro­du­ti­vi­da­de e sus­ten­ta­bi­li­da­de de nos­sa Pecuá­ria. Sabe­mos pro­du­zir, ali­men­tar e cui­dar do Meio Ambi­en­te. Tenho cer­te­za de que a Asso­ci­a­ção vai se tor­nar cada vez mais sig­ni­fi­ca­ti­va por­que ela tem bons pro­pó­si­tos e luta jun­to de impor­tan­tes par­cei­ros, que são os pecu­a­ris­tas e os con­su­mi­do­res que comem car­ne e tomam lei­te”, con­cluiu Eli­za­beth Cha­gas, Vice-Pre­si­den­te Exe­cu­ti­va da Asbram.

PRO­GRA­MA­ÇÃO DO 12° SIM­PÓ­SIO NACI­O­NAL DA INDÚS­TRIA DE SUPLE­MEN­TOS MINERAIS

Dia 17 DE MAR­ÇO
8h às 10h
Cre­den­ci­a­men­to

10h às 12h
Reu­nião exe­cu­ti­va para asso­ci­a­dos ASBRAM
Aber­tu­ra com Dani­el Gui­do­lin – Pres­ta­ção de Con­tas
Mosaic apre­sen­ta a Empre­sa e os Desa­fi­os Futu­ros
Pai­nel ASBRAM de esta­tís­ti­cas de Entre­gas – Felip­pe Cauê Serigatti

12h às 14h
Almo­ço

14h às 14h30
Aber­tu­ra ofi­ci­al do 12º Sim­pó­sio Naci­o­nal da Indús­tria de Suple­men­tos Mine­rais (ASBRAM)
Dani­el Gui­do­lin – Pre­si­den­te da ASBRAM
Apre­sen­ta­ção da Pes­qui­sa SIFIS | MAPA

14h30 às 15h30
‘Uma pecuá­ria de bai­xa emis­são de car­bo­no com desen­vol­vi­men­to ter­ri­to­ri­al sus­ten­tá­vel’
Fabi­a­na Vil­la Alves – Dire­to­ra do Depar­ta­men­to de Pro­du­ção Sus­ten­tá­vel e Irri­ga­ção da Secre­ta­ria de Ino­va­ção, Desen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel e Irri­ga­ção (MAPA)

15h30 às 16h
Caf­fee Break

16h às 17h
‘Sus­ten­ta­bi­li­da­de, Tra­ba­lho, Meio Ambi­en­te e Espi­ri­tu­a­li­da­de
Rabi­no Nil­ton Bonder

17h às 18h
‘Como vai o mun­do, para onde esta­mos indo e nós, da Pecuá­ria e do Agro­ne­gó­cio do Bra­sil, para onde ire­mos?’
Ricar­do Amorim

18h às 19h
Entre­ga do Prê­mio Exce­lên­cia ASBRAM
Ven­ce­dor: Gus­ta­vo de Rezen­de Siquei­ra, Pes­qui­sa­dor da APTA de Coli­na, SP.

20h às 22h
Chur­ras­co de Confraternização


DIA 18 DE MAR­ÇO
8h30 às 9h30
‘Como a Comu­ni­ca­ção pode nos aju­dar em nos­sos negó­ci­os e nos desa­fi­os diá­ri­os da nos­sa vida?’
Rena­to Meirelles

9h30 às 10h30
Caf­fe Break

10h30 às 11h30
‘Como o Bra­sil trans­for­mou-se em um gran­de pro­du­tor de pro­teí­na vege­tal nos últi­mos vin­te anos’
Ivan Wede­kin e Alys­son Paolinelli

11h30 às 12h30
‘ESG – Desa­fi­os para líde­res e ges­tão de pes­so­as’
Maria Flá­via Bastos

12h30 às 14h30
Encer­ra­men­to e Almoço

Fon­te: Asbram