Maquinários | Tratores na fazenda leiteira

  • 4 de agosto de 2019
Maquinários | Tratores na fazenda leiteira

Máquina de alto custo e da qual se espera grande eficiência nos diversos trabalhos do dia a dia da produção leiteira, o trator precisa ser utilizado corretamente e contar com uma cuidadosa manutenção preventiva

Antônio Santomauro

 

Na pecuária leiteira, um trator deve ser um equipamento bastante versátil, capaz de realizar diversas tarefas: preparar e semear o solo – na criação extensiva e semiextensiva –, distribuir comida nos cochos, revolver a cama, caso o confinamento seja no sistema compost barn, e estas são apenas algumas delas. Todas estas tarefas exigem implementos específicos, e cada um deles coloca demandas diferentes para o trator, que precisa ser capaz de trabalhar com todos da melhor maneira possível.

Tradicionais nas atividades agropecuárias, os tratores são familiares para grande parte dos produtores. Porém, é aconselhável conhecer – ou recordar, se for o caso –, algumas instruções básicas para sua correta operação e manutenção.

Afinal, além de prolongar a vida útil de uma máquina que requer um investimento significativo, a obediência a essas indicações, além contribuir para reduzir o consumo de combustível, minimiza a ocorrência de problemas mecânicos que geram despesas e conturbam o dia a dia da propriedade. Sem contar que cada nova geração de tratores traz tecnologias inexistentes nas anteriores, talvez desconhecidas por quem já trabalha com essas máquinas.

 

 

O trator certo para a fazenda leiteira | Antes, porém, de o produtor se preocupar com sua operação e manutenção, vale a pena saber qual é o trator mais adequado às necessidades de uma fazenda leiteira. De acordo com fabricantes desses equipamentos, as fazendas leiteiras podem ser bem atendidas com tratores com potência situada entre 50 e 95 cavalos. Especialmente para áreas um pouco mais extensas, ou para produtores que querem equipamentos que possam desempenhar mais rapidamente suas tarefas, a sugestão é um trator com potências maiores, de até 135 cavalos.

Considerando-se as principais marcas, os tratores com potência entre 50 e 85 cavalos são atualmente comercializados, segundo diferentes estimativas, por valores entre R$ 60 mil e R$ 115 mil, ou mesmo um pouco mais. Esses preços mudam de uma região à outra do País. E sobem de acordo com configurações específicas: por exemplo, ajuste hidráulico do banco, maior número de marchas, com cabine em vez de plataforma, sistema hidráulico com maior capacidade de óleo, entre outras.


Leia a íntegra desta matéria na edição Balde Branco 656 (agosto/2019)