Instituto inaugura laboratório de Forragicultura

  • 17 de julho de 2019
Instituto inaugura laboratório de Forragicultura

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, comemora os 114 anos do Instituto de Zootecnia (IZ), 15 de julho, com a inauguração do novo Laboratório de Forragicultura, espaço para desenvolvimento de novas pesquisas nos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária. Pioneiro na pesquisa científica mundial em produção animal sustentável, o IZ, departamento da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios(Apta), destaca-se pela inovação em pesquisa científica e tecnológica, transferindo a técnicos e produtores rurais informações que refletem em aumento de eficiência e de produtividade no campo com sustentabilidade, levando ao consumidor final produtos mais saudáveis.

O novo Laboratório de Forragicultura ampliará a capacidade de análises do Banco Ativo de Germoplasma (BAG-IZ), o único em diversidade de espécies forrageiras tropicais da América Latina. A reestruturação do Laboratório foi possível com o investimento de R$ 602.889,96, provenientes do total dos R$ 11,665 milhões – aporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), destinados para a idealização de todo o Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa do IZ (PDIP/IZ), firmado em 2018.

O PDIP/IZ prioriza três áreas estratégicas – Produção Sustentável de Carne, Produção Sustentável de Leite e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária –, que potencializam o desenvolvimento das ações de pesquisa já em andamento. Todas as áreas estão alinhadas com a missão institucional, com os programas estratégicos da Secretaria de Agricultura e com as políticas públicas do Estado de São Paulo.