Circuito Nacional de Jersey 2018 premia as grandes campeãs da raça

  • 4 de dezembro de 2018
Circuito Nacional de Jersey 2018 premia as grandes campeãs da raça

SRC Farms foi a grande vencedora da competição, levando 13 títulos

 

A Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil anunciou as grandes campeãs do Circuito Nacional da Raça Jersey 2018 – CNRJ. A solenidade de premiação foi realizada no último sábado (24/11), em Curitiba/PR, e consagrou o criatório SRC Farms, de Indaial/SC, que conquistou ao todo 13 títulos na competição, incluindo o Grande Campeonato. A fêmea Surena Giller Tenfen EX 95, de propriedade de Nelson Eduardo Ziehlsdorff, sagrou-se Bicampeã Nacional do Circuito, sendo a única vaca no Brasil a ganhar, em um mesmo ano, duas etapas da competição. Nos últimos anos, ela vem colecionando títulos nas principais exposições do país, dentre elas a Festa do Leite, a Feagro e as etapas do CNRJ.

Criador de Jersey desde 1995, Nelson Ziehlsdorff credita o sucesso de Surena e de outros animais da SRC Farms nas pistas de julgamento aos constantes investimentos que vem fazendo em genética e ao uso das mais modernas ferramentas de seleção. “Neste ano de 2018, Surena competiu com mais de 500 animais da raça Jersey. Acho que nenhuma vaca foi testada no Brasil desta forma nos últimos 10 anos. Ela está sendo preparada para seguir nas pistas em 2019 e participará de um programa de aspiração. Fechou a quinta lactação com 9.453,00 kg de leite – 4,78% de gordura e 3,98% proteína. Em resumo, esta excelente vaca foi Tricampeã da Festa do Leite e Tri Suprema das raças – em Presidente Getúlio; Tricampeã da Festa do Colono, em Itajaí;  Suprema das raças, Bicampeã Nacional Etapa Braço do Norte e Campeã Nacional Etapa Itajaí 2018”, diz Nelson. Outras fêmeas do criatório que conquistaram títulos importantes foram: a Reservada Campeã Fêmea Jovem Nacional 2018SRC Marisol Comérica do Vô Guilherme e a Reservada Campeã Nacional Vaca Jovem SRC Tina Marie I Pod do Vô Guilherme – TE MB 88, que também foi Reservada Campeã Vaca 2 Anos Sênior Nacional 2018 e Reservada Campeã Vaca Jovem Nacional 2018.  SRC Tina Marie I Pod do Vô Guilherme – TE MB 88 faz parte de uma parceria com a  Cabanha Ypoti.

Localizada em Indaial/SC, a SRC Farms possui hoje o maior projeto privado de doadoras na América do Sul, tanto da raça Jersey quanto da Holandesa, importando mais de 300 embriões todos os anos. A propriedade vem investindo, ainda, no controle sanitário com veterinário responsável e programas de Transferência de Embriões e Fertilização In Vitro constantes. Segundo o proprietário, o objetivo dos projetos é multiplicar os melhores animais, seja em produção ou índice genômico. “Todos nós, criadores e produtores de leite, temos sempre como objetivo criar e multiplicar bons animais com saúde, longevidade e tipo funcional, e que gerem resultado financeiro para a propriedade. A raça Jersey já provou ser uma excelente alternativa para atingir esse objetivo”, assegura Nelson que é, também, diretor-presidente da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos, que congrega criadores de Jersey e de Holandês, e proprietário do Grupo Semex.