EXPOFRÍSIA 2019 consagra genética do ABC

  • 4 de junho de 2019
EXPOFRÍSIA 2019 consagra genética do ABC

Repetindo o sucesso de sempre, neste ano bateu o recorde em número de animais. Destaque também para o Clube de Bezerras

Edson Lemos

Uma rara e feliz coincidência tornou duplamente feliz o criador Pedro Elgersma (de Arapoti-PR) e família no último final de semana de abril. Na noite de 26 de abril ele foi anunciado como ganhador do Grande Campeonato do Circuito Nacional da Raça Holandesa de 2018, na variedade Preto e Branco, com o animal ‘Halley Sigilosa Windbrook 322 TE’, e conquistou também as honrarias de melhor afixo, melhor criador e expositor de gado adulto.

Na noite de 27 de abril, Elgersma foi anunciado como vencedor do Grande Campeonato da ExpoFrísia 2019, realizado de 25 a 27 de abril no Parque Histórico de Carambeí, conquistado com a vaca ‘Halley Ruivinha Doorman 538’.

Foi a 14ª edição da ExpoFrísia, uma exposição já tradicional do agronegócio do Paraná, que neste ano bateu o recorde com 313 animais inscritos e 240 em pista. Primeiro evento com gado adulto completo dentro do Circuito Nacional no ano de 2019, a Feira ofertou um pacote de palestras técnicas com temas de interesse dos produtores sobre melhoramento genético e saúde animal, e  contou com a presença de autoridades do mundo político e setor cooperativo do Paraná.

Mantendo uma tradição implantada pelos imigrantes holandeses que chegaram à região no ano de 1911, a Expofrísia 2019 proporcionou a seus visitantes uma prestigiada apresentação do Clube de Bezerras – evento protagonizado apenas por crianças, de diversas idades.

De acordo com o zootecnista Lucas Mesquita, do quadro técnico da Frísia, o objetivo do Clube é inserir as crianças na atividade pecuária para que deem sequência ao trabalho das famílias, dentro do que chamam sucessão familiar. As crianças do Clube trabalham com as bezerras desde o nascimento (entre dezembro e janeiro) e cuidam delas até a data da exposição.


Leia a íntegra desta matéria na edição Balde Branco 654 (junho/2019)